Algoritmos, mediações e recepção: desafios políticos e revisões necessárias em tempos de plataformização do consumo de audiovisual

political challenges and necessary revisions in times of audiovisual consumption platformization

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.19133

Resumo

Este artigo propõe, a partir de uma revisão crítica dos recentes estudos de recepção no Brasil, realizados sob a perspectiva das mediações e dos Estudos Culturais Latino-americanos, defender a importância que (re)tomam as pesquisas de audiência no contexto de plataformização e de modulação por algoritmos que se assoma ao consumo de audiovisual por streaming no mundo, como possibilidade metodológica, em conjunto com uma abordagem crítica da Economia Política da Comunicação, no desenho de novas políticas públicas para o audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle dos Santos Borges, Universitat Autónoma de Barcelona

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestre em Ciências da Comunicação pela Universitat Autonoma de Barcelona (2007), com dissertação sobre a indústria cinematográfica brasileira. Atualmente, é doutoranda da mesma universidade, desenvolvendo como tese uma análise das políticas de cinema no Brasil. Esteve por um semestre como visiting student no Center for Latin American and Caribbean Studies da New York University (ago-dez/2008). Desde maio de 2014, trabalha na Agência Nacional do Cinema (Ancine) como Técnica em Regulação do Audiovisual. Tem experiência na área de Comunicação, tendo atuado principalmente nas seguintes áreas: assessoria de imprensa e comunicação, coordenação de conteúdo em mídias sociais, produção de filmes publicitários, reportagem, redação e edição de textos.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Borges, D. dos S. (2024). Algoritmos, mediações e recepção: desafios políticos e revisões necessárias em tempos de plataformização do consumo de audiovisual: political challenges and necessary revisions in times of audiovisual consumption platformization. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(1), 9–21. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.19133