Elaboração de produtos e serviços de informação

conceitos e etapas chave

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.16835

Palavras-chave:

Serviços de informação, Produtos de informação, Bibliotecas – Planejamento

Resumo

Serviços e Produtos informacionais representam a essência de uma biblioteca. Partindo desse entendimento, este artigo tem como objetivo elencar e discorrer acerca de etapas necessárias ao desenvolvimento de produtos e serviços no contexto das bibliotecas. Para isso, faz-se uso da literatura técnica, tanto da Biblioteconomia quanto de áreas correlatas, bem como experiências vivenciadas pela autora durante sua atividade profissional. As etapas são elencadas e discutidas tendo por base o papel que desempenham e sua inter-relação uma com as outras durante o processo de desenvolvimento de produtos e serviços de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Bibliotecária no Seção de Planejamento Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará. Mendeley Advisor. Idealizadora do projeto Estante de Bibliotecária. Áreas de Interesse: Biblioteca Universitária; Serviço de Referência; Mídias Sociais; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Estudos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Referências

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.

CORRÊA, Henrique Luiz; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2009.

CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113. Acesso em: 29 nov. 2021.

LANKES, David. Conclusion: an agenda for digital reference. In: LANKES, David; COLLINS, John; KASOWITZ, Abby (Ed.). Digital reference service in the new millennium: planning, management and evaluation. Nova York: Neal-Schuman Publishers, 2000. p. 219-222.

LIMA, Juliana Soares; ARAÚJO, Ana Rafaela Sales de; SANTOS, Francisco Edvander Pires; BARBOSA, Luiz Gonzaga Mota; SANTOS, Izabel Lima dos. Segurança da informação em bibliotecas universitárias: a atuação do bibliotecário no planejamento e na implantação de políticas institucionais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 389–419, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646416. Acesso em: 04 dez. 2021.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2008

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2012.

SANTOS, Francisco Edvander Pires; LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos. Gerenciadores e construtores de referências: um relato das ações desenvolvidas por bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1817. Acesso em: 04 dez. 2021.

SANTOS, Izabel Lima dos. Serviço de Referência em Bibliotecas Universitárias: proposta de política aplicada as universidades federais do Nordeste brasileiro. Orientação: Jonathas Luiz Carvalho Silva. 2020. 231f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56161. Acesso em: 01 dez. 2021.

SILVA, Maria Mônica da; SANTOS, Izabel Lima dos. Ação cultural em bibliotecas: conceitos e considerações. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 27., 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38622. Acesso em: 04 dez. 2021.

SORDET, Yann. Da argila à nuvem: uma história dos catálogos de livros (II Milênio - Século XXI). Tradução: Geraldo Gerson de Souza. Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019.

TARAPANOFF, Kira (org.). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. A Universidade - Início. Fortaleza, [2021?]. Disponível em: https://www.ufc.br/a-universidade. Acesso em: 04 dez. 2021.

Publicado

2022-05-01

Como Citar

SANTOS, Izabel Lima dos. Elaboração de produtos e serviços de informação: conceitos e etapas chave. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–19, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.16835. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/16835. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.