ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Roosewelt Lins Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Viégas Guterres Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10247

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Web, Automação, Biblioteca, Repositório Digital

Resumo

As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e  problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como  ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias.

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Biografia do Autor

Roosewelt Lins, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado em Engenharia Elétrica Área de Concentração Ciências da Computação (UFMA) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). É professor de Tecnologias da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA

Referências

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

LINS, Roosewelt; GUTERRES, Mariana Viégas. ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 145–152, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10247. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/10247. Acesso em: 22 dez. 2024.