ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

Auteurs

  • Roosewelt Lins Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Viégas Guterres Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10247

Mots-clés :

Biblioteconomia, Web, Automação, Biblioteca, Repositório Digital

Résumé

As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e  problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como  ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Roosewelt Lins, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado em Engenharia Elétrica Área de Concentração Ciências da Computação (UFMA) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). É professor de Tecnologias da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA

Références

ABADAL, E.; ANGLADA, L. TIC e bibliotecas: situação atual e perspectivas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. p.301-326.

ALVES, V. Informação Científica em Biblioteconomia: O Livre Acesso nas Universidades Federais. Curitiba: Appris, 2017.

CONNELL, R. S. Content Management Systems: Trends in Academic Libraries. Information Technology and Libraries, Ann Arbor, v. 32, n. 2, p. 42-54. 2013.

OLIVEIRA, H. P. C. et al. Repositórios digitais utilizando Wordpress e MySQL. Bibliocanto, Natal, v.3, n.1, p.144-155, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11941>. Acesso em: 10 maio 2017.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SEADLE, M. Content Managament System. Library Hi Tech, v. 24, n. 1, p. 5-7. 2006.

WILSON, K. Computers in libraries: An introduction for library technicians. New York: Haworth, 2006.

Téléchargements

Publiée

2018-11-09

Comment citer

LINS, Roosewelt; GUTERRES, Mariana Viégas. ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 145–152, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10247. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/10247. Acesso em: 22 déc. 2024.