ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA GÊNERO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOI :
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10279Mots-clés :
Ciência da Informação, Estudo de GêneroRésumé
Apresenta a experiência da disciplina Gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, que teve como público-alvo os (as) alunos (as) de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia. Tem como problemática apreender a visão dos (as) alunos (as) sobre o significado da disciplina em sua formação. Assim, pretende, por meio dos objetivos específicos, apresentar um breve perfil dos (as) discentes que cursaram a disciplina e a ótica dos (as) mesmos (as) a respeito da influência da disciplina em sua formação, no quesito ensino-aprendizagem, teorias e metodologias, e sua contribuição para a construção de conhecimento sobre as teorias de gênero e a Ciência da Informação. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário eletrônico enviado por e-mail para os sujeitos da pesquisa. A análise/interpretação alicerçou-se nos conceitos constitutivos do referencial teórico. Foi possível constatar como a disciplina foi apreendia pelos alunos como necessária para as suas formações, principalmente, no que diz respeito ao entendimento da natureza social da categoria gênero e de sua imbricação com a Ciência da Informação.Téléchargements
Références
ALVES, E. C.; TAVERES, D. W. S. Olhares transversos: representações sociais dos alunos de arquivologia e biblioteconomia da UFPB sobre o curso e a profissão arquivista. Biblionline, v. 6, n. esp., 2011.
CARNEIRO, S. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Takano Editora, 2003
CNPQ. GEPSI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação. 2011. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2888339416100771>. Acesso em: 10 jan. 2018.
CÔRTES, G. R.; ALVES, E. C.; SILVA, L. K. B. R. Mediação da informação e violência contra mulheres: disseminando dados quantitativos no centro estadual de referência da mulher Fátima Lopes. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 3-1, 2015.
CRIPPA, G. O pensamento da diferença e a mediação da informação institucional em bibliotecas públicas: considerações teóricas sobre mediação de gênero. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, ago. 2008
MARTELETO, R. M. Jovens, violência e saúde: construção de informações nos processos de mediação e apropriação de conhecimentos. RECIIS: R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 17-24, set. 2009.
SANTOS, R. N. R.; TARGINO, M. G.; FREIRE, I. M. A temática diversidade sexual na Ciência da Informação: a perspectiva da responsabilidade social. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, p. 114-135, 2017.
SCOTT, J. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v.20, n. 2, jul./dez., 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
ConCI adopte la licence CC BY 4.0 , selon laquelle les titulaires de licence ont le droit de copier, distribuer, afficher et exécuter le travail et d'en faire des travaux dérivés, à condition que le crédit en soit accordé à l'auteur ou au concédant de licence.
ConCI considère que l'auteur détient les droits d'auteur sur sa production, mais l'auteur doit accepter d'accorder à la revue le droit à la première publication. De plus, l'auteur doit accepter que :
• dans toute publication dans des dépôts institutionnels, chapitres de livres ou autres productions résultant d'ouvrages publiés dans ConCI, le crédit doit être accordé à la publication initiale.
• sont autorisés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs et augmenter l'impact et la citation du travail publié par ConCI.