O ENSINO DAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO FRENTE À FORMAÇÃO DO (A) BIBLIOTECÁRIO (A)

Autores

  • Erinaldo Dias Valério Universidade Federal de Goiás
  • Raimunda Fernanda Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10278

Palavras-chave:

Organização e Tratamento da Informação, Informação étnico-racial, Gêneros. Formação profissional

Resumo

Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) Bibliotecário(a). Objetiva especificamente: analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no
conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento– temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados (as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da Organização e Representação da Informação.

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Biografia do Autor

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Goiás

Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGCI/UFPE (2014). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará /UFC (2011).

Raimunda Fernanda Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

VALÉRIO, Erinaldo Dias; SANTOS, Raimunda Fernanda. O ENSINO DAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO FRENTE À FORMAÇÃO DO (A) BIBLIOTECÁRIO (A). ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 210–217, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10278. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/10278. Acesso em: 22 dez. 2024.