A Cultura Afro-Brasileira e a Ciência da Informação

um diálogo entre memória, identidade e informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v3i3.14936

Palabras clave:

Ciencia de la Información, Cultura afrobrasileña, Identidad, Información, Memoria

Resumen

Considera aspectos representativos de la relación mediada por la literatura científica entre la cultura afrobrasileña y el área de la Ciencia de la Información. Presenta un marco teórico basado en los conceptos de memoria, identidad e información en la investigación en esta área, incluido aquellos relacionados con las manifestaciones y prácticas de la cultura de matriz afrobrasileña, evidenciada en las Ciencias Humanas, tendiendo a convertirse en objetos de estudio en Ciencias de la Información, dado que esta ciencia busca ampliar el diálogo con otras ciencias y áreas del conocimiento. Realiza un estudio exploratorio, basado en la literatura sobre el tema estudiado, utilizando como soporte teórico a la Constitución Federal Brasileña de 1988 y la Ley nº. 10.639 / 2003, configuradas como formas de legitimación y fundamentales para difundir las manifestaciones y prácticas de la cultura de matriz afrobrasileña, garantizando el derecho al pluralismo y la diversidad cultural. Defiende estas formas de potencializar la memoria e la identidad de la población afrodescendiente, la efetización de los derechos básicos, así como promover la producción científica sobre el tema. Se concluye que la producción, la evaluación, la organización y la difusión de información, como procesos constitutivos de la Ciencia de la Información, en cierta medida se relacionan y contribuyen a las producciones en las diversas áreas del conocimiento sobre los más variados temas, especialmente la cultura afrobrasileña.

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Biografía del autor/a

Ana Lúcia Tavares de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015); especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2009); especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, cultura, aprendizagem, documentos e cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade (IMclusoS). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Música, Corpo, Gênero e Saúde (MUCGES). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares (GLICPOP). Participa ativamente do Projeto de Extensão/Pesquisa SaúdeArte: troca de saberes e difusão da cidadania. Aluna voluntária do Projeto de Extensão Coletivo Atuador. Membro da ONG Maré Produções Artisticas e Educacionais. Integrante do grupo de cultura popular AjaMulher. Integrante do Movimento Baque Mulher Feministas do Baque Virado. Integrante do grupo de cultura popular Ojú-Òrun. Integrante do Coletivo Atuadores. Atriz. Cantora Popular. Dançarina Popular.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

É graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Membro do Conselho Assessor da Revista Brasileira de Biblioteconomia, da Revista Educação Temática Digital - ETD e da IRIS - Revista de Informação, Memória e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Produção Científica, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica, do Grupo de Estudos métricos da Informação e do grupo SCIENTIA. Avaliadora de instituições de educação superior e de cursos de graduação do Ministério de Educação, com experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, manuais didáticos, metodologia científica, educação e pesquisa em ciência da informação. Presidiu a Comissão Editorial responsável pela criação da Editora da Universidade Federal, da qual foi a primeira diretora. Idealizou, projetou, implantou o coordenou a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Tem 18 livros publicados, 76 capítulos de livro, 140 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e 196 comunicações em anais de congressos nacionais e internacionais. Orientou 19 teses de doutorado e 35 dissertações de mestrado e, atualmente, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

BARBOSA DE SÁ, Paloma Israely; TAVARES DE OLIVEIRA, Ana Lúcia; SANTIAGO BUFREM, Leilah. A Cultura Afro-Brasileira e a Ciência da Informação: um diálogo entre memória, identidade e informação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 3, p. 77–105, 2020. DOI: 10.33467/conci.v3i3.14936. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/14936. Acesso em: 22 dic. 2024.