Sistemas de organização do conhecimento:
semelhanças e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13673Resumen
A Ciência da Informação é dotada por conceitos multidisciplinares que permeiam as áreas que alicerçam seu desenvolvimento enquanto ciência. Tão logo, percebe-se como desafio aos docentes o domínio de parte desses conceitos. Esta pesquisa explora a área de Organização do Conhecimento, principalmente ao que tange os Sistemas de Organização do Conhecimento. Assim, objetiva analisar os Sistemas de Organização do Conhecimento, a saber: taxonomias, tesauros e ontologias, com a finalidade de construir um quadro teórico estabelecendo as diferenças e
semelhanças entre eles. Para tanto, justifica-se pelo caráter relevante de compreender os conceitos e funcionalidades, bem como as diferenças e semelhanças desses sistemas e pela contribuição com o campo da Organização do Conhecimento, pela caracterização disciplinar e por explorar instrumentos de organização do conhecimento. Quanto à caracterização metodológica, essa pesquisa é classificada como um estudo exploratório e bibliográfico, quanto ao percurso metodológico seguiu-se as etapas de levantamento bibliográfico, definição dos conceitos gerais dos sistemas e identificação de diferenças e semelhanças entre os sistemas em estudo. Aponta-se, portanto, que a leitura e aplicação deste estudo em sala de aula promove uma reflexão para que se explorem os sistemas taxonomia, tesauro e ontologia compreendendo conceitos e pontos de convergências e divergência entre eles, além de decidir qual sistema
desenvolver e quais suas aplicações funcionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la Licencia CC BY 4.0 , donde los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y ejecutar el trabajo y realizar trabajos derivados de él, siempre que se dé el debido crédito al autor o al licenciante.
El ConCI considera que el autor posee los derechos de autor sobre su producción, pero el autor debe estar de acuerdo en otorgarle a la revista el derecho a la primera publicación. Además, el autor debe estar de acuerdo en que:
• En cualquier publicación en repositorios institucionales, capítulos de libros u otras producciones resultantes de trabajos publicados en ConCI, se debe dar el debido crédito a la publicación inicial.
• están autorizados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y citación del trabajo publicado por ConCI.