Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13686Resumo
Objetiva apresentar o percurso didático do processo ensino-aprendizagem na disciplina Organização da Informação em uma turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Unidades de Informação. Reflete a prática de ensino nas instâncias bases da área de Organização da Informação, no campo da Ciência da Informação. Justifica-se pela discussão e relevância didática aplicadas no processo de formação dos discentes, desenvolvendo habilidades e competências no exercício profissional. Caracterizado como um estudo do tipo documental, empírico qualitativo e descritivo interpretativo, a pesquisa apresenta como resultado um mapeamento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão. Os resultados apoiam-se em três eixos fundamentais que descrevem: a) a proposta do curso de especialização em Gestão de Unidades de Informação para a formação do Especialista Gestor de UIs; b) a proposta da disciplina
Organização da Informação, considerando o plano de ensino bem como seus elementos constituintes, como ementa e objetivo; e, por fim, o mapeamento do percurso didático. Colabora fortemente com o campo da Educação em Ciência da Informação ao introduzir aspectos pedagógicos como a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, umavez que este tipo de metodologia parte da observação do recorte da realidade associando-a ao tema pertinente de estudo. O uso e aplicação do Arco de Maguerez é percebido como um caminho metodológico voltado à formação profissional, e ao ser explorado neste estudo apoiou-se nos interesses do desenvolvimento e exercício do especialista.
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