Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13686

Resumen

Objetiva apresentar o percurso didático do processo ensino-aprendizagem na disciplina Organização da Informação em uma turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Unidades de Informação. Reflete a prática de ensino nas instâncias bases da área de Organização da Informação, no campo da Ciência da Informação. Justifica-se pela discussão e relevância didática aplicadas no processo de formação dos discentes, desenvolvendo habilidades e competências no exercício profissional. Caracterizado como um estudo do tipo documental, empírico qualitativo e descritivo interpretativo, a pesquisa apresenta como resultado um mapeamento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão. Os resultados apoiam-se em três eixos fundamentais que descrevem: a) a proposta do curso de especialização em Gestão de Unidades de Informação para a formação do Especialista Gestor de UIs; b) a proposta da disciplina
Organização da Informação, considerando o plano de ensino bem como seus elementos constituintes, como ementa e objetivo; e, por fim, o mapeamento do percurso didático. Colabora fortemente com o campo da Educação em Ciência da Informação ao introduzir aspectos pedagógicos como a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, umavez que este tipo de metodologia parte da observação do recorte da realidade associando-a ao tema pertinente de estudo. O uso e aplicação do Arco de Maguerez é percebido como um caminho metodológico voltado à formação profissional, e ao ser explorado neste estudo apoiou-se nos interesses do desenvolvimento e exercício do especialista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Mozart de Santana Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Publicado

2020-05-20

Cómo citar

NASCIMENTO, Felipe Mozart de Santana. Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 123–140, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13686. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/13686. Acesso em: 22 dic. 2024.