O mal da literatura: a crítica da forma e da significação em Georges Bataille
De profundis clamavi ad te, Domine
Mots-clés :
Comunicação, Literatura, Angústia, Linguagem, BaixoRésumé
Pretendemos pensar neste artigo a noção de comunicação, em Georges Bataille, como o que define, de modo mais rigoroso, a experiência da literatura. Partimos, em princípio, de sua polêmica com o surrealismo de 1930 para demarcar o fato de que literatura é o oposto de uma composição formal que obedece a uma expressão intencional do sentido. Ela é antes comunicação que acede ao inominável, fletindo a separação sujeito-objeto para fazer ver, na linguagem, a nudez da experiência de angústia do autor; momento em que, para Bataille, a linguagem, o dizer, coincide com a materialidade de sua enunciação: o baixo material da vida humana. Deste modo, a literatura como comunicação arreda-se de uma exposição realista e constatativa do mundo, no afã de traduzir o referente em significação, para reclamar a possibilidade de dizer a experiência humana ali onde o dizer se subtrai, isto é, na proximidade do enunciador com a experiência limite de sua angústia.
Références
BATAILLE, Georges. A experiência interior. Trad. Fernando Scheibe, 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
BATAILLE, Georges. A parte maldita. Trad. Júlio Catañon Guimarães, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013a.
BATAILLE, Georges. Madame Edwarda. Paris: Éditions 10/18, 2002.
BATAILLE, Georges. O culpado. Trad. Fernando Scheibe, 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b.
BATAILLE, Georges. Oeuvres Complètes I. Paris: Gallimard, 1970a.
BATAILLE, Georges. Oeuvres Complétes II. Paris: Gallimard, 1970b.
BATAILLE, Georges. Oeuvres Complètes XI. Paris, Gallimard, 1988.
BATAILLE, Georges. Teoria da Religião. Fernando Scheibe, 1 ed. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BLANCHOT, Maurice. De Kafka à Kafka. Paris: Gallimard, 1981.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2014.
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas I. Trad. Paulo Menezes com colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995a.
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas III. Trad. Paulo Menezes om colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995b.
KLOSSOWSKI, Pierre. La Ressemblence Paris: Éditions Ryau, 1984.
KOJÈVE, Alexandre. Introduction à lecture de Hegel. Paris: Gallimard, 1980.
SANTI, Sylvain. Geroges Bataille, à l’extremité fuyante de la poésie. Paris: Faux Titre, 2007.
SURYA, Michel. Georges Bataille, la mort à l’oeuvre. Paris: Éditions Garamont, 1987.
SWOBODA, Tomasz. Le non-savoir de Georges Bataille et les arts. In: La Négation, Formes, figures, conceptualisation. Tours: Presses universitaires François-Rabelais, p. 271-281, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés A Palo Seco - Escritos de Filosofia e Literatura 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.