Fábula e invenção

Auteurs

  • Oliver Tolle Universidade de São Paulo/FFLCH

Résumé

O objetivo do presente artigo é mostrar como a teoria da arte de Sulzer se encontra apoiada na caracterização das faculdades cognitivas, remontando, portanto, à psicologia empírica desenvolvida pela escola leibniziana. A partir dos conceitos de fábula e invenção fica claro que a criação poética depende mais de observação do que está dado do que de uma invenção em sentido propriamente dito, quer dizer, do ultrapassamento da natureza pelo espírito. Esse modo de colocar as coisas permite identificar a atividade criadora com a do leitor, que são igualmente movidos pelo desafio de reconhecer a articulação recíproca entre as diversas partes de um significado universal da natureza humana.

PALAVRAS-CHAVE: Fábula. Invenção. Poética. Psicologia empírica. Estética.

 

ABSTRACT

The aim of this article is to show how Sulzer’s theory of art is based on the characterization of cognitive faculties, therefore referring to the empirical psychology developed by the Leibnizian school. From the concepts of fable and invention it is apparently clear that poetic creation depends more on observation of what is given than on an invention in the proper sense, that is, on the overcoming of nature by the spirit. This way of putting things allows us to identify creative activity with that of the reader, who are equally moved by the motivation of recognizing the reciprocal articulation between the various parts of a universal meaning of human nature.

KEYWORDS: Fable. Invention. Poetics. Empirical psychology. Aesthetics.

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Publiée

2018-01-23

Comment citer

TOLLE, Oliver. Fábula e invenção. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 10, p. 73–78, 2018. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/apaloseco/article/view/8258. Acesso em: 18 déc. 2024.