TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores/as

  • Kariny Michelly Silva de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.21274

Resumen

O presente artigo é o recorte de um estudo de mestrado que teve três etapas metodológicas. Entretanto, neste texto apresentaremos apenas a primeira etapa, a qual teve como objetivo analisar possíveis temáticas de Educação Financeira Escolar (EFE) em Histórias em Quadrinhos (HQs) que abordam a temática Educação Financeira (EF). Para atender a este objetivo, analisamos narrativas de HQs com potencialidade para o trabalho com distintas temáticas de EF. Buscamos as HQs em repositórios digitais, analisamos e selecionamos quatro que têm problematizações referentes à EF. Para analisar as HQs, embasamo-nos nas temáticas de EFE elaboradas por Santos (2017). Os principais resultados apontaram a possibilidade do trabalho com mais de uma temática de EF em uma mesma narrativa, o que evidencia a pluralidade e a riqueza de discussões de EF com o uso de HQs. Concluímos que as HQs analisadas podem potencializar discussões de questões que geram uma amplitude de possibilidades do trabalho significativo e de caráter transversal da EF.

Palavras-chave: Educação Financeira Escolar, Educação Financeira, Histórias em Quadrinhos, Ensino Fundamental

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Michelly Silva de Oliveira, K., & Azevedo dos Santos Pessoa, C. (2024). TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 233–250. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.21274
Loading...