História e Ensino: um ensaio a contrapelo

Autores

  • Leandro Couto Carreira Ricon

Resumo

Este ensaio visa apontar alguns caminhos possíveis a serem traçados no ensino de história a partir das concepções teórico-filosóficas expressas por Walter Benjamin (1892-1940) em seu último texto: [Teses] Sobre o Conceito de História. Neste sentido, debruça-se sobre as concepções historiográficas do século XIX, problematizando preliminarmente como estas concepções estabeleceram um ensino de história pautado nos ideais de progresso, causalidade, cronologia e verdade final. Trata-se do resultado preliminar das discussões iniciadas durante o ano de 2020 no grupo de pesquisa Teoria da História e Ensino de História.

Downloads

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Couto Carreira Ricon, L. . (2021). História e Ensino: um ensaio a contrapelo. Boletim Do Tempo Presente, 10(02), 01–09. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/15279

Edição

Seção

Artigos