Ensino de História e tecnologias digitais
navegar em um mar de links ou se afogar no ciberespaço?
Résumé
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conteúdos digitais que foram ganhando espaço nos textos explicativos dos manuais de livros didáticos destinados aos professores de História das escolas básicas brasileiras. Neste sentido, procuramos investigar quais foram as relações existentes entre o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação com o processo de ensino-aprendizagem. Identificamos nos manuais do professor estudados que os recursos tecnológicos indicados para uso didático são compostos, em sua maioria, por sugestões de produções audiovisuais, infográficos e animações. Assim, eles são instrumentos interpretativos de uma tendência da educação contemporânea que busca nas ferramentas digitais para solucionar problemas dos sistemas de ensino. Os aportes teóricos para o desenvolvimento deste artigo se baseiam em: W. Benjamin, K. Muricy, C. Bittencourt, J. Braga, J. M. Gagnebin, P. Lévy, J. M. Moran, R. Robin.