COMO AS PESSOAS AUXILIAM AS PEQUENAS EMPRESAS A INOVAR ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Auteurs

Résumé

O presente artigo tem como objetivo descrever como as empresas atendidas pelo projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, no estado de Sergipe, utilizam as redes sociais para auxiliar no processo de inovação, tendo como questão norteadora que este uso deve ocorrer de forma desestruturada. Para tal, apresenta-se uma breve revisão teórica sobre os conceitos de inovação aberta e de mídias sociais e em seguida são definidos os procedimentos metodológicos, no qual foram selecionadas três empresas que utilizam as mídias sociais para colher sugestões de seus clientes. Como resultados, percebeu-se que apesar destas empresas utilizarem as mídias sociais para coletar sugestões dos clientes, no geral os gestores não definem em que seus clientes devem ajudá-las, ou então não recompensam seus clientes pelas boas sugestões, o que pode gerar insatisfação dos mesmos, dificultando assim um processo de inovação contínuo. Tais resultados serviram para confirmar a questão norteadora do texto, revelando a necessidade de estruturação deste processo para que as empresas possam obter resultados mais efetivos.

Biographie de l'auteur

Ademir Macedo Nascimento, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da UPE

Téléchargements

Publiée

2019-07-31

Comment citer

Nascimento, A. M. (2019). COMO AS PESSOAS AUXILIAM AS PEQUENAS EMPRESAS A INOVAR ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. Boletim Do Tempo Presente, 8(1). Consulté à l’adresse https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/11726