Desafios e expectativas da prática da história na Era Digital:

percepções de docentes de história nas instituições de ensino superior na Bahia.

Autores/as

Resumen

O artigo investiga as percepções de docentes de História de Instituições de Ensino Superior da Bahia sobre repositórios de fontes digitais, focando na consciência de seus impactos na prática da História. Utilizou-se um questionário para avaliar os métodos empregados, a confiança nos resultados obtidos, e o estado atual da formação docente em ferramentas digitais. A análise qualitativa das respostas revelou uma consciência crítica frente ao uso destes repositórios, uma reflexão metodológica incipiente, mas insuficiente, e uma demanda por formação específica, evidenciando a necessidade de reformulação teórica e metodológica na área.

Biografía del autor/a

Eric Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutor em História, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), profericbrasil@unilab.edu.br, https://orcid.org/0000-0001-5067-8475

Priscila Valverde, Unilab

Graduada em História e bacharel em Humanidades. E-mail: priscila.valverde2010@gmail.com, https://orcid.org/0000-0002-7216-0797

Ana Carolina Veloso, Unilab

Graduada em História e bacharel em Humanidades. E-mail:  anavelosounilab@gmail.com, https://orcid.org/0009-0003-8183-5471  

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Brasil, E., Valverde, P., & Veloso, A. C. (2024). Desafios e expectativas da prática da história na Era Digital: : percepções de docentes de história nas instituições de ensino superior na Bahia. Boletim Do Tempo Presente, 13(2), 140–171. Recuperado a partir de https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/21835