As Relações entre o Livro Didático de História e a construção dos seus conteúdos: ensinando o Estado Novo através de Representações

Autores/as

  • Mônica Porto Apenburg Trindade Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

Em pleno século XXI, onde uma parcela significativa de alunos e professores utilizam múltiplos tipos de tecnologia para a busca do conhecimento, o Livro Didático de História, ainda consiste em um importante mecanismo de acesso ao passado dentro e fora do ambiente escolar. Partindo disso, o objetivo desse artigo é refletir sobre as relações entre a construção dos conteúdos inseridos nos Livros Didáticos de História e o conceito de Representação como forma de apreensão do passado. Para tanto, selecionamos como assunto específico de análise, o período estadonovista, encontrado na coleção mais distribuída do PNLD, na versão 2015, História, Sociedade & Cidadania, do autor Alfredo Boulos Júnior. O intuito é perceber como esse historiador compreendeu o Estado Novo, por meio das representações conferidas aos elementos e sujeitos que compuseram essa fase. 

Biografía del autor/a

Mônica Porto Apenburg Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em História e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Publicado

2019-07-31

Cómo citar

Porto Apenburg Trindade, M. (2019). As Relações entre o Livro Didático de História e a construção dos seus conteúdos: ensinando o Estado Novo através de Representações. Boletim Do Tempo Presente, 8(1). Recuperado a partir de https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/11468