"E assim como você, as crianças do século XXI também sonham com um futuro melhor":
ideias históricas dos estudantes em relação à participação de crianças e adolescentes como sujeitos históricos
Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar as ideias históricas de estudantes do Ensino Médio em relação à participação de crianças e jovens como sujeitos históricos. A escola e o ensino de História se organizam a partir de uma estrutura adultocêntrica, em que as narrativas histórico-escolares são centradas na figura do adulto. Desta forma, através de atividades de uma escrita de si, por meio de cartas, foi investigada a capacidade dos estudantes em exercer a empatia histórica a respeito dos valores, pensamentos e ações das crianças do passado. Além disso, analisou-se em que medida os estudantes refletiram acerca do significado de ser criança e/ou adolescente e sobre os elementos próprios dessas experiências. A partir da observação e regência como parte obrigatória da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II e III, no decorrer do ano de 2023, percebeu-se, através das narrativas histórico-escolares, a invisibilização das crianças e adolescentes como participantes e protagonistas dos processos históricos.
Palavras-chave: Adultocêntrismo, Ensino de História, Infâncias, Adolescências.