"E assim como você, as crianças do século XXI também sonham com um futuro melhor":

ideias históricas dos estudantes em relação à participação de crianças e adolescentes como sujeitos históricos

Autores

  • Vanessa Marques de Oliveira Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGH-UDESC.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as ideias históricas de estudantes do Ensino Médio em relação à participação de crianças e jovens como sujeitos históricos. A escola e o ensino de História se organizam a partir de uma estrutura adultocêntrica, em que as narrativas histórico-escolares são centradas na figura do adulto. Desta forma, através de atividades de uma escrita de si, por meio de cartas, foi investigada a capacidade dos estudantes em exercer a empatia histórica a respeito dos valores, pensamentos e ações das crianças do passado. Além disso, analisou-se em que medida os estudantes refletiram acerca do significado de ser criança e/ou adolescente e sobre os elementos próprios dessas experiências. A partir da observação e regência como parte obrigatória da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II e III, no decorrer do ano de 2023, percebeu-se, através das narrativas histórico-escolares, a invisibilização das crianças e adolescentes como participantes e protagonistas dos processos históricos.

Palavras-chave: Adultocêntrismo, Ensino de História, Infâncias, Adolescências.

Biografia do Autor

Vanessa Marques de Oliveira , Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGH-UDESC.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGH-UDESC. E-mail: vanessa.20001@outlook.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1204-1569

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Marques de Oliveira , V. (2024). "E assim como você, as crianças do século XXI também sonham com um futuro melhor":: ideias históricas dos estudantes em relação à participação de crianças e adolescentes como sujeitos históricos. Boletim Do Tempo Presente, 13(3), 253–280. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/tempopresente/article/view/22094