Saberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professores

Autores

  • Aureliano Oliveira Alves State University of Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brazil.
  • Ivoneide Pinheiro de Lima State University of Ceará, Fortaleza, Ceará, Brazil.
  • Joselma Ferreira Lima e Silva Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí, Piripiri, Piauí, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16278

Palavras-chave:

Aprendizagens significativas, Estado da questão, Formação continuada, Professor(a) de matemática, Saberes da pesquisa

Resumo

O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.

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Biografia do Autor

Aureliano Oliveira Alves, State University of Ceará, Limoeiro do Norte, Ceará, Brazil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4683-2497

Ivoneide Pinheiro de Lima, State University of Ceará, Fortaleza, Ceará, Brazil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5478-3432

Joselma Ferreira Lima e Silva, Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí, Piripiri, Piauí, Brazil.

ORCID: https://orcid.gov/0000-0002-5044-5142

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Alves, A. O., Lima, I. P. de ., & Silva, J. F. L. e. (2021). Saberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16278. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16278

Edição

Seção

Publicação Contínua