Saberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16278Palavras-chave:
Aprendizagens significativas, Estado da questão, Formação continuada, Professor(a) de matemática, Saberes da pesquisaResumo
O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.
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