DIGITAL TECHNOLOGIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE INFORMATION TECHNOLOGY FOR INTERNET TECHNICAL COURSE INTEGRATED TO HIGH SCHOOL: usages and discourses

Autores/as

  • Ivonilde Pereira Mota Alkmim Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Denise Aparecida Brito Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.9529

Resumen

We start from the assumption that interactivity can potentialize pedagogical practices. In this way, this article presents the results of a research that sought to discuss the practices mediated by digital technologies and the discourses that have permeated their usages in the Information Technology for Internet Technical Course integrated to High School at the Federal Institute of Northern Minas Gerais (IFNMG), Januaria Campus. This text addresses the issue of discourse from the Bakhtinian perspective and dialogues with authors who consider digital technologies as interfaces that support the process of teaching-learning.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivonilde Pereira Mota Alkmim, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Especialista em Literatura e Linguística Aplicada ao Ensino do Português e Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu/ Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB/ Campus Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Letras nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nas redes estadual e federal. Atualmente, exerce o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFNMG- Campus Januária, na área de Língua Inglesa.

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduada em Letras, Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986/1999); mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001/2006). Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação em Coimbra, 2016. Professora plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB. Possui experiência em coordenação acadêmica de Programas de Pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, Educação, Letras. Atua na área de Educação e Linguagem com os seguintes temas: (multi) letramento; práticas docentes; formação de professores; EJA. Vice-coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEd.

Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-doutorado em Estudos Linguísticos com foco em Linguagem e Tecnologias pela Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG (2017). Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia / UFBA (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação. Especialização em Inglês pela Universidade Estadual da Bahia ? UESB (2003), em Aplicações pedagógicas dos Computadores pela Universidade Católica do Salvador ? UCSAL (1999) e em Informática pela Universidade Estadual da Bahia ? UESB (1998). Graduação em Letras com habilitação em Inglês e Português pela Universidade Estadual da Bahia ? UESB (1990). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atua na Graduação, na Especialização e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - PPGCEL. Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada com foco em tecnologias digitais, ensino e aprendizagem de línguas (Língua portuguesa, Inglês e Libras), ambientes virtuais de aprendizagem e educação online. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação - GPLite/CNPQ/UESB.

Citas

AMORIM, Marília. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, Maria Teresa; JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Org.). Ciências Humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a Teoria do Romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec; Anna Blume, 2002.

______. (V. N. Volóshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

¬BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. rev. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2005.

BEZERRA, Paulo. Freud à luz de uma filosofia da linguagem. In: BAKHTIN, Mikhail. Freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva S.A, 2001.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela; revisão técnica, apresentação e notas à edição brasileira Selma Garrido Pimenta. São Paulo: Cortez, 2002

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FAVA, Rui. Educação 3.0. Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. E- book. São Paulo: Saraiva, 2014.

FIORIN, José Luiz. Categorias de análise em Bakhtin. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (Org.). Círculo de Bakhtin: Diálogos (In) Possíveis. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 33-48.

______. Introdução ao pensamento de Bakhtin. E-book. São Paulo: Ática, 2011.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. Coleção TRANS.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Um olhar bakhtiniano sobre a pesquisa nos estudos do discurso. Filosofia e Linguística Portuguesa, v. 14, n. 2, p. 265-284, 2012.

SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando & Colaboradores. Tecnologias para transformar a educação. Tradução de Valério Campos; revisão técnica de Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. E-book. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Ideias sobre currículo caminhos e descaminhos de um labirinto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 417-430, jul./dez. 2004.

______. Mídias sociais e mobilidade em tempos de cibercultura: educando na escola, na cidade e no ciberespaço. In: Mídias e Tecnologias na educação presencial e a distância. Rio de janeiro: GEN/LTC, 2016.

SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para a docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, p. 36-51, n. 3, p. 36-51, jan./jun. 2010.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Série: Ideias sobre Linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução de Karla Reis; revisão técnica de Nilda Jacks. Porto Alegre: Penso, 2011.

Descargas

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Mota Alkmim, I. P., Barreto, D. A. B., & de Oliveira Soares, C. V. C. (2018). DIGITAL TECHNOLOGIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE INFORMATION TECHNOLOGY FOR INTERNET TECHNICAL COURSE INTEGRATED TO HIGH SCHOOL: usages and discourses. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 167–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.9529

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua