A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?

Autores/as

  • Jeferson Diogo de Andrade Garcia
  • Ademir Quintilio Lazarini
  • Aline Fabiane Barbieri
  • Rosangela Aparecida Mello

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6341

Resumen

O objetivo central deste estudo foi o de investigar, de modo introdutório, a gênese da escola pública universal, gratuita, obrigatória e laica no século XIX. Abordam-se os elementos decisivos para a implantação da escola pública, levantando objeções à compreensão segundo a qual o desenvolvimento dessa escola entra em contradição com as exigências inerentes à sociedade de classes do tipo capitalista. Constata-se que o processo de constituição da escola pública universal, obrigató- ria, laica e gratuita, marcado pelo acirramento da luta de classes entre burguesia e proletariado, está articulado a necessidade de formação do cidadão moderno - apto a servir a pátria e favorável às necessidades imperialistas, bem como contrário às intenções socialistas.

Palavras-chave: Escola Pública, Luta de Classes, Capitalismo.

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Publicado

2017-03-15

Cómo citar

de Andrade Garcia, J. D., Quintilio Lazarini, A., Barbieri, A. F., & Mello, R. A. (2017). A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(21), 177–190. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6341

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua