A Companhia de Jesus e o concílio de trento: aspectos pedagógicos da contra-reforma
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2964Resumen
O propósito do concílio tridentino, no século XVI, foi reafirmar as doutrinas tradicionais e reorganizar o predomínio católico contra o avanço do protestantismo. Nesse contexto histórico surgiu a Companhia de Jesus, tendo grande destaque na Contra-Reforma. Este artigo pretende mostrar como projeto missionário e educativo jesuítico assumiu grande relevância entre os séculos XV e XVII, a partir da expansão de uma rede educativa religiosa. A Companhia desenvolveu também uma consciência nova em relação ao valor da educação. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar a importância do colégio jesuíta como uma instituição global e abrangente, atentando na formação moral, espiritual e religiosa do estudante, a partir das decisões do concílio tridentino. Partindo do estudo da Ratio Studiorum, e dos planos de ensino propostos, procura-se analisar as principais modificações trazidas pela Contra-Reforma. O colégio foi o lugar escolhido para se ensinar formas concretas de moldagem de comportamentos que permitiram a aquisição detodo um acúmulo de saberes.
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Santos, F. (2014). A Companhia de Jesus e o concílio de trento: aspectos pedagógicos da contra-reforma. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 207–218. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2964
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