Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas

Autores/as

  • Lidiane Aragão Santana
  • Francy Sousa Rabelo
  • Joelma Reis Correia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2296

Resumen

O presente artigo tem intuito de analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil, sendo que o escopo do estudo focaliza a alfabetização alicerçada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, dentre outros. Discute-se o atendimento pedagógico hospitalar como uma modalidade educativa não formal que visa valorizar o processo de alfabetização consolidando o direito da criança hospitalizada. Utiliza-se como enfoque metodológico, a pesquisa qualitativa de cunho exploratório no Hospital Universitário Materno Infantil, tendo como sujeitos da pesquisa, a pedagoga do hospital e alunas voluntárias do projeto de extensão “Estudar uma ação saudável”. Conclui-se que a Pedagogia Hospitalar contribui significativamente na promoção da continuidade do processo de alfabetização das crianças hospitalizadas, respeitando seus limites e propiciando seu retorno à escola sem fragmentação em seu desenvolvimento de ser cognoscente.

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Cómo citar

Santana, L. A., Rabelo, F. S., & Correia, J. R. (2014). Pedagogia Hospitalar: Uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 6(10), 83–93. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2296