Os Mapas Mentais como Suporte à Cartografia: um Estudo Com Futuros Pedagogos

Autores/as

  • Ana Luzia de Barros Andrade Marques
  • Deise Juliana Francisco

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2287

Resumen

A partir da preocupação com o ensino de geografia, o presente artigo buscou compreender como futuros pedagogos representam o espaço universitário por meio do mapa mental. a mesma referenciou-se teórica e metodologicamente na cartografia no ambiente educativo e nos mapas mentais. Participaram do estudo 25 graduandos do sétimo período do curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. adotou-se o método qualitativo do tipo pesquisa participante. foram utilizados como instrumentos de pesquisa mapa mental, entrevista e diário de campo. Os resultados apontaram que a universidade foi representada como lugar de vivência, em que os sujeitos revelaram familiaridade e pertencimento. assim, a perspectiva subjetiva marcou as representações gráficas, o que reforçou a necessidade de se utilizar outras formas de representação que mobilizem o encontro/confronto espacial.

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Cómo citar

Marques, A. L. de B. A., & Francisco, D. J. (2022). Os Mapas Mentais como Suporte à Cartografia: um Estudo Com Futuros Pedagogos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 5(8). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2287