La relación entre lo público y lo privado en la enseñanza básica pública como forma neoliberal de privatización: el caso de la enseñanza secundaria integral en Sergipe

Autores/as

  • Gildete Cecilia Neri Santos Teles Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Thadeu Vinícius Souza Teles Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

Palabras clave:

Relação público e privado, Neoliberalismo pedagógico, Ensino Médio Integral

Resumen

El objetivo de este artículo es investigar la relación público-privada en la educación básica como forma neoliberal (Laval, 2019) de privatización en el contexto del modelo de gestión de la Escuela Secundaria Integral en Sergipe. Así, fueron necesarios aportes teóricos que van más allá de la lingüística aplicada (Zacchi, 2016) para fundamentar sociopolíticamente las cuestiones planteadas en el texto, como la educación integral y el neoliberalismo pedagógico (Freitas, 2018). El estudio se basa en la investigación cualitativa, utilizando los documentos de implementación y mantenimiento de la enseñanza secundaria a tiempo completo en Sergipe (Sergipe, 2016a; 2016b) para analizar y triangular los datos. Así, se buscó reconocer la presencia del sector privado en la máquina pública para transponer el modo de funcionamiento del sector privado en el engranaje de la máquina pública. Esta acción resultó en el reconocimiento de los riesgos de estas asociaciones, que atacan a la escuela pública de gestión pública y contribuyen a una crisis democrática de la educación que pone en marcha una agenda oculta tras el discurso de la búsqueda de la calidad total, justificando la pertinencia de este estudio.

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Biografía del autor/a

Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2023 com mobilidade acadêmica entre UFS-UFMG, mestra em Letras pela UFS (2015) com bolsa CAPES, especialista em Língua Portuguesa e Diversidade Linguística pela Faculdade São Luís de França (2014). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e formação técnica em Saúde e Segurança no Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (2009). Atuou como professora substituta de Língua Inglesa na Universidade Federal de Sergipe e professora da graduação à distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD) (2016-2018). Atuou como preceptora no programa Residência Pedagógica, no núcleo de Letras Inglês de outubro de 2020 a junho de 2023, desenvolvendo atividades no Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite. Atualmente é intercambista representante do estado de Sergipe no Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda com Bolsa Capes, e tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: letramentos críticos, neoliberalismo pedagógico, formação de professores e decolonialidade. É professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SE) no Ensino Médio em Tempo Integral e é membro do Grupo de Estudos Língua, Literatura e Cultura (Linc).

 

Thadeu Vinícius Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Graduado em Letras Inglês Licenciatura (2007), Mestre em Letras (2012) e Doutor em Educação (2019) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é membro pesquisador da Cátedra Marquês de Pombal e do Núcleo de Estudos de Cultura (NEC), liderados pelo Prof° Dr. Luiz Eduardo Oliveira. Suas pesquisas se concentram em História do Ensino de Língua Inglesa, Linguística Histórica, Materiais Didáticos, Estudos Culturais e Ensino de Língua Inglesa. Na UFS, leciona como Professor Adjunto II no Departamento de Secretariado Executivo.

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Publicado

2024-06-21

Cómo citar

Teles, G. C. N. S., & Teles, T. V. S. (2024). La relación entre lo público y lo privado en la enseñanza básica pública como forma neoliberal de privatización: el caso de la enseñanza secundaria integral en Sergipe. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19942. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

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