Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13613Palabras clave:
Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas.Resumen
Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito.
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