AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7159Abstract
O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.
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