Formação de Professores: Pensando a Inclusão do Aluno com Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2256Abstract
O presente estudo é fruto do intercruzamento de discussões iniciadas ao longo do Curso de Pedagogia durante as aulas de Sistema Braile Grau I de Leitura e Escrita e aprofundadasnas discussões suscitadas a partir das pesquisas desenvolvidas nos grupos de estudos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEPED/FACED/UFJF). Neste texto, respondemos ao nosso objetivo de refletir sobre a formação de professores voltada para a inclusão do aluno com deficiência tendo como foco a promoção da prática educacional inclusiva. Para subsidiar tal discussão procura-se analisar as propostas de políticas públicas para o ensino superior referente à Educação Inclusiva, buscando, com isso, a construção de redes de conhecimentos sobre sua incorporação nos cursos de formação docente e suas implicações para a educação, sobretudo, do aluno com deficiência. Neste texto temos o objetivo de pensar em meios de fazer com que a competência e a confiança dos docentes em vencer desafios sejam resgatadas de modo que assumam o compromisso com a cidadania e transformação social. Por último e não menos importante, refletir sobre os cursos de formação de professores como lugar onde as diferenças sejam respeitadas, o isolamento, o estigma e os preconceitos sejam superados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
de Magalhães, F. G., & Costa, K. R. (2022). Formação de Professores: Pensando a Inclusão do Aluno com Deficiência. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(7). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2256
Issue
Section
Artigos
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.