FOTOGRAFIAS DE ANGOLA DO SÉCULO XIX: O ‘ÁLBUM FOTOGRÁFICO–LITERÁRIO’ DE CUNHA MORAES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11685Keywords:
Fotografia, Angola, império colonial português, Cunha Moraes.Abstract
Este artigo pretende refletir sobre a visualidade do chamado império português, nos finais do século XIX, através do trabalho fotográfico de Cunha Moraes, principalmente a partir da sua obra Africa Occidental: Album Photographico-Litterario, publicada em fascículos, entre 1882 e 1883, e com a coautoria de Francisco de Salles Ferreira. No entanto, irão tomar-se em consideração outras obras do fotógrafo, nomeadamente o Album Photographico e Descriptivo publicado por David Corazzi, entre 1885 e 1888. Com esta análise pretende-se indagar sobre a importância da fotografia e da imagem na construção e disseminação de um imaginário ligado ao império, bem como sobre a influência dos propósitos políticos e “científicos” na configuração da representação visual da África colonizada.
Downloads
References
BARRADAS, Carlos. Poder ver, poder saber: A fotografia nos meandros do colonialismo e pós-colonialismo. Arquivos da Memória: Antropologia, Arte e Imagem, v. 5-6, p. 72-92, 2009.
BARROCAS, António. Sais de sangue – O corpo Fotografado: Teoria e Prática da Fotografia em Portugal (1839-1930). Tese de doutoramento em Ciências da Arte, Universidade de Lisboa, 2014. http://bit.do/eN5y3
CASTRO, Teresa. O esplendor dos atlas: fotografia e cartografia visual do Império no limiar do século XX. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 289-302.
CORDEIRO, Luciano. Prefácio. In: MORAES, J. A. da Cunha. Africa Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1885-1888.
DIAS, Jill R. Photographic Sources for the History of Portuguese-Speaking Africa, 1870-1914. History in Africa, v. 18, n. 18, p. 67-82, 1991. https://doi.org/10.2307/3172054
FERREIRA, Francisco de Salles. Typos e Costumes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883a.
FERREIRA, Francisco de Salles. Mondombes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883b.
FERREIRA, Francisco de Salles. Os Muhumbes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883c.
FERREIRA, Francisco de Salles. O carro dos Boers. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883d.
GUIMARÃES, Ângela. Uma Corrente do Colonialismo Português: A Sociedade de Geografia de Lisboa (1875-1895). Lisboa: Livros Horizonte, 1984.
MARTINS, Leonor. Imaginar o império através da revista ilustrada O Occidente (1878-1915). In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 277-289.
MATOS, Patrícia Ferraz de. As “Côres” do Império: Representações Raciais no “Império Colonial Português”. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006. http://hdl.handle.net/10451/22688
MATOS, Patrícia Ferraz de. Power and Identity: The Exhibition of Human Beings in the Portuguese Great Exhibitions. Identities: Global Studies in Culture and Power, v. 21, n. 2, p. 202-218, 2014a. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1070289X.2013.832679
MATOS, Patrícia Ferraz de. A fotografia na obra de Mendes Correia (1888-1960): Modos de representar, diferenciar e classificar da “antropologia colonial”. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014b, p. 45-66.
MATOS, Patrícia Ferraz de. Conhecimento científico como promotor de potência colonial: O caso das missões científicas de foro antropológico. In: MARÍN-AGUILERA, Beatriz (ed.). Repensar el colonialismo: Iberia, de colonia a potencia colonial. Madrid: JAS Arqueología, 2018, p. 371-400.
MORAES, J. A. da Cunha. Affrica Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1885-1888.
MORAES, José A. da Cunha. Posfácio. In: MORAES, José A. da Cunha. Affrica Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1888.
MORAES, José A. da Cunha; FERREIRA, Francisco de Salles. Affrica Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883.
PEREIRA, Maria de Fátima Marques. Casa Fotografia Moraes: A Modernidade Fotográfica na Obra dos Cunha Moraes. Porto: Universidade do Porto, 2001.
ROCHA, Liliana Oliveira da; MATOS, Patrícia Ferraz de. Fotografia Colonial: materialidades e imaterialidades identitárias no contexto português. Criar Educação, v. 7, n. 2, p. 1-23, 2018a. http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4608
ROCHA, Liliana Oliveira da; MATOS, Patrícia Ferraz de. Ver para Crer? Desafios Educacionais sobre o Poder da Fotografia. Práxis Educacional, v. 14, n. 29, p. 177-197, 2018b. https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4105
ROSA, Frederico Delgado; VERDE, Filipe. Exploradores portugueses e reis africanos: viagens ao coração de África no século XIX. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2013.
RYAN, James. Introdução: Fotografia colonial. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 31-42.
SANTOS, Maria Emília Madeira. Nos caminhos de África: Serventia e posse (Angola – século XIX). Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical, 1998.
SENA, António. Uma História de Fotografia: Portugal 1839 a 1991. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1991.
SENA, António. História da Imagem Fotográfica em Portugal – 1839-1997. Porto: Porto Editora, 1998.
SERÉN, Maria do Carmo. Livro de viagens: Um discurso ou uma memória. In: SIZA, Maria Tereza; WEIEMAIR, Peter (eds). Livro de Viagens: Fotografia Portuguesa (1854-1997). Zurique: Stemmle, 1997, pp. 13-31.
VICENTE, António. Os primeiros 75 anos da fotografia em Portugal. In: MEDINA, João (ed.). História de Portugal: Dos tempos pré-históricos aos nossos dias. Amadora: Ediclube, 1993, p. 203-220.
WHITE, Hayden. O tema do nobre selvagem como fetiche. In: WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura, 2.ª edição. São Paulo: EDUSP, 2001 (1994), p. 203-217.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.