OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO

Autores

  • François Silva Ramos UnInter/Facthus/Unipac/Sespa
  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra UFPB

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5845

Resumo

O plágio é uma prática antiga. Nem mesmo a sua proibição mostra-se capaz de contê-la. Pensando nisso, introduziu-se junto aos discentes neófitos do curso de Direito da FACTHUS, em 2015, oficinas que permitissem formar para a ética, conhecimentos básicos de redação acadêmica e estimulassem a produção intelectual com a finalidade de desestimular o plágio. Com um delineamento metodológico que incluiu as pesquisas bibliográfica, telematizada e de campo, desenvolveu-se o conteúdo e a estrutura das oficinas, bem como promoveu-se a análise dos resultados que permitiram verificar a eficácia da proposta, uma vez que as atividades mostraram-se capazes de minimizar a ocorrência da fraude no curso de Direito da FACTHUS em comparação ao período escolar que antecedeu o acesso discente ao Ensino Superior e durante o semestre letivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

François Silva Ramos, UnInter/Facthus/Unipac/Sespa

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Graduado em Direito (2006) e Comunicação Social (1999) também pela Universidade de Uberaba. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde de Patos de Minas (SESPA). Especialista em Educação Ambiental (FAZU 2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2012). Professor do Curso de Direito da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), onde ministra as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Metodologia da Pesquisa Científica. Professor convidado do Instituto de Pós Graduação Passo 1.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, UFPB

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino superior, gestão, pedagogia e educação a distância.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Ramos, F. S., & Guerra, M. das G. G. V. (2017). OFICINAS DE EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA E INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE DESESTÍMULO AO PLÁGIO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 209–222. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5845

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua