Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas

Autores

  • Cristiano Mezzaroba

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i17.4523

Resumo

As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profissionais da educação nesse universo das práticas midiáticas.

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Como Citar

Mezzaroba, C. (2015). Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(17), 191–210. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i17.4523

Edição

Seção

Número Temático: Cultura, Formação e Mídia-Educação