Formação de Professores: Pensando a Inclusão do Aluno com Deficiência

Autores

  • Fabiana Gomes de Magalhães
  • Kamila Reginaldo Costa

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2256

Resumo

O presente estudo é fruto do intercruzamento de discussões iniciadas ao longo do Curso de Pedagogia durante as aulas de Sistema Braile Grau I de Leitura e Escrita e aprofundadasnas discussões suscitadas a partir das pesquisas desenvolvidas nos grupos de estudos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEPED/FACED/UFJF). Neste texto, respondemos ao nosso objetivo de refletir sobre a formação de professores voltada para a inclusão do aluno com deficiência tendo como foco a promoção da prática educacional inclusiva. Para subsidiar tal discussão procura-se analisar as propostas de políticas públicas para o ensino superior referente à Educação Inclusiva, buscando, com isso, a construção de redes de conhecimentos sobre sua incorporação nos cursos de formação docente e suas implicações para a educação, sobretudo, do aluno com deficiência. Neste texto temos o objetivo de pensar em meios de fazer com que a competência e a confiança dos docentes em vencer desafios sejam resgatadas de modo que assumam o compromisso com a cidadania e transformação social. Por último e não menos importante, refletir sobre os cursos de formação de professores como lugar onde as diferenças sejam respeitadas, o isolamento, o estigma e os preconceitos sejam superados.

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Como Citar

de Magalhães, F. G., & Costa, K. R. (2022). Formação de Professores: Pensando a Inclusão do Aluno com Deficiência. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(7). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2256

Edição

Seção

Artigos