Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Jéferson Felipe Gagliato Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20248

Palavras-chave:

Identidade docente, Formação permanente, Docência Universitária, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

Este estudo aborda a Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na Universidade. O principal objetivo do estudo foi compreender o processo de constituição da identidade de professores bacharéis em Engenharia na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, Bahia. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, e ancora-se na abordagem (auto)biográfica. Como método de coleta de informações, utilizou-se entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do paradigma compreensivo e interpretativo de Ricouer (2012) e Souza (2014). A pesquisa contou com a colaboração de quatro docentes universitários dos cursos de engenharias (Civil, Alimentos e Computação) da UEFS. No campo teórico, a pesquisa embasa-se a partir das contribuições teóricas, que tematizam conceitos como identidade docente, experiência, profissão docente, formação permanente, entre outros. Os resultados permitem concluir que as identidades profissionais são constituídas pela trajetória de atuação profissional. As narrativas evidenciaram processos de subjetivações que cada professor produz ao narrar acerca da sua própria atuação na docência universitária, transversalizada pelas experiências familiares. O estudo permitiu, ainda, concluir que as identidades são flexíveis, e constituem-se a partir das experiências que cada docente constrói na travessia profissional.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Diretor do Departamento de Educação - DEDU/UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Jéferson Felipe Gagliato, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2023). Professor Universitário para os cursos de Graduação e Pós-graduação na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Possuí experiência como professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede Pública e Privada. Foco de estudos abrange as seguintes temáticas: Avaliação da aprendizagem na Educação Inclusiva, processos de intervenção psicopedagógico, Formação do Educador, Identidade docente, práticas pedagógicas, políticas públicas de inclusão escolar e docência universitária.

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Publicado

2024-05-18

Como Citar

Silva, F. O. da, & Gagliato, J. F. (2024). Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20248. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20248

Edição

Seção

Publicação Contínua