Meninas na Ciência: investigação e indícios de Alfabetização Científica

Autores

  • Dulcimeire Ap. Volante Zanon Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Érica Fátima Inácio Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20025

Palavras-chave:

Ensino Fundamental., Resolução de Problemas., STEAM.

Resumo

O aumento do número de mulheres no mercado de trabalho tem sido uma tendência no Brasil nos últimos anos. Contudo, a literatura destaca a persistente invisibilidade das mulheres na ciência, refletida em sua subrepresentação no campo profissional. A ascensão das mulheres nesse domínio ainda é simbólica quando comparada às oportunidades disponíveis. Estereótipos sociais, que sugerem habilidades distintas para homens e mulheres em determinadas carreiras, podem contribuir para essa disparidade, afetando a motivação e o interesse de estudantes do sexo feminino em disciplinas científicas ao longo da escolaridade. Frente a esse contexto, este estudo foi conduzido com o objetivo de explorar os indícios de Alfabetização Científica no desenvolvimento de um projeto investigativo por meninas do 9º ano Ensino Fundamental II de uma escola SESI no interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio da escrita de um diário de bordo construído pelas meninas bem como de suas falas. A análise considerou as categorias de Alfabetização Científica relacionadas aos objetivos educacionais em ciências, abrangendo dimensões práticas, cívicas e culturais, além de dimensões funcional, conceitual e processual. Os resultados revelaram indícios de Alfabetização Científica em todas as categorias ao longo do projeto. As alunas demonstraram progresso no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades científicas, adotando uma postura mais crítica em concordância com os princípios da Alfabetização Científica. Esses achados ressaltam a importância de apoiar a participação feminina para promover igualdade de gênero e aumentar o interesse nas disciplinas científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Fátima Inácio, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Possui licenciatura plena em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE – UFSCar (2022 - atual).

Referências

Bacich, L., & Holanda, L. (2020). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora.

Bybee, R. W. (1995). Achieving Scientific Literacy. The Science Teacher, 62(7), 28-33.

Coelho, J. R. D., & Góes, A. R. T. (2020). Proximidades e convergências entre a Modelagem Matemática e o STEAM. Educação Matemática Debate, 4(10), e202045. https://doi.org/10.46551/emd.e202045 DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202045

Costa, E. M., & Lorenzetti, L. (2020). A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(1), 11-47. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006 DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006

Couso, D. (2017). Per a què estem a STEM? Un intent de definir l'alfabetització STEM por a tothom i amb valors. Ciències: revista del professorat de ciències de Primària i Secundària, 34, 22-30. https://doi.org/10.5565/rev/ciencies.403 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ciencies.404

Lorenzetti, L. (2000). Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina.

Lorenzetti, L., Siemsen, G., & Oliveira, S. (2017). Parâmetros de alfabetização científica e alfabetização tecnológica na educação em química: analisando a temática ácidos e bases. ACTIO: Docência em Ciências, 2(1), 4-22. https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.5019 DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.5019

Lorenzin, M. P. (2019). Sistemas de Atividade, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Oliveira, S. (2015). Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná.

Riley, S. M. (2014). No permission required: Bringing STEAM to life in K-12 schools. Visionyst Press.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.

Shen, B. S. P. (1975). Science literacy. American Scientist, 63(3), 265-268. https://doi.org/10.1159/000398072 DOI: https://doi.org/10.1159/000398072

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Zanon, D. A. V., & Inácio, Érica F. (2024). Meninas na Ciência: investigação e indícios de Alfabetização Científica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e202025. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20025

Edição

Seção

Publicação Contínua