A relação entre o público e o privado na educação básica pública como modalidade neoliberal de privatização: o caso do ensino médio integral de Sergipe

Autores

  • Gildete Cecilia Neri Santos Teles Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Thadeu Vinícius Souza Teles Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

Palavras-chave:

Relação público e privado, Neoliberalismo pedagógico, Ensino Médio Integral

Resumo

Este artigo objetiva investigar a relação público e privado na educação básica funcionando como modalidade neoliberal (Laval, 2019) de privatização sob o contexto do modelo de gestão do Ensino Médio Integral (EMI) em Sergipe (Teles, 2023). Desse modo, foram necessários aportes teóricos que excedem a Linguística Aplicada (Zacchi, 2016) para fundamentar sociopoliticamente questões levantadas durante o texto, como o ensino integral e o neoliberalismo pedagógico (Freitas, 2018). O estudo se dá por meio de uma pesquisa qualitativa, que utiliza os documentos de implantação e manutenção do EMI em Sergipe (Sergipe, 2016a; 2016b) para análise e triangulação de dados. Assim, buscamos reconhecer a presença do setor privado na máquina pública de modo a transpor o modo de funcionamento desta nas engrenagens daquela. Tal ação resultou no reconhecimento dos riscos destas parcerias que atacam a escola pública de gestão pública e contribuem para uma crise democrática na educação que põe em funcionamento uma agenda oculta por trás do discurso de busca por qualidade total, justificando a relevância desse estudo.

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Biografia do Autor

Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2023 com mobilidade acadêmica entre UFS-UFMG, mestra em Letras pela UFS (2015) com bolsa CAPES, especialista em Língua Portuguesa e Diversidade Linguística pela Faculdade São Luís de França (2014). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e formação técnica em Saúde e Segurança no Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (2009). Atuou como professora substituta de Língua Inglesa na Universidade Federal de Sergipe e professora da graduação à distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD) (2016-2018). Atuou como preceptora no programa Residência Pedagógica, no núcleo de Letras Inglês de outubro de 2020 a junho de 2023, desenvolvendo atividades no Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite. Atualmente é intercambista representante do estado de Sergipe no Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda com Bolsa Capes, e tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: letramentos críticos, neoliberalismo pedagógico, formação de professores e decolonialidade. É professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SE) no Ensino Médio em Tempo Integral e é membro do Grupo de Estudos Língua, Literatura e Cultura (Linc).

 

Thadeu Vinícius Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Graduado em Letras Inglês Licenciatura (2007), Mestre em Letras (2012) e Doutor em Educação (2019) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é membro pesquisador da Cátedra Marquês de Pombal e do Núcleo de Estudos de Cultura (NEC), liderados pelo Prof° Dr. Luiz Eduardo Oliveira. Suas pesquisas se concentram em História do Ensino de Língua Inglesa, Linguística Histórica, Materiais Didáticos, Estudos Culturais e Ensino de Língua Inglesa. Na UFS, leciona como Professor Adjunto II no Departamento de Secretariado Executivo.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Teles, G. C. N. S., & Teles, T. V. S. (2024). A relação entre o público e o privado na educação básica pública como modalidade neoliberal de privatização: o caso do ensino médio integral de Sergipe. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19942. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942

Edição

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Publicação Contínua