Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia

Autores

  • Svetlana Arkhipova Mordovian State Pedagogical University, Saransk, Russia.
  • Olga Lazutkina Mordovian State Pedagogical University, Saransk, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17214

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicomotor, Técnicas de arte-terapia, Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia

Resumo

O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados ​​no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana Arkhipova, Mordovian State Pedagogical University, Saransk, Russia.

Olga Lazutkina, Mordovian State Pedagogical University, Saransk, Russia.

Referências

Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2020). Osobennosti psikhomotornogo razvitiia doshkolnikov s obshchim nedorazvitiem rechi [Features of psychomotor development of preschool children with general underdevelopment of speech]. Modern Science: Actual Problems of Theory and Practice. Series: Humanitarian Sciences, 10(2), 46–49. https://doi.org/10.37882/2223-2982.2020.10-2.02

Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2021a). Development of psychomotor functions in preschoolers with intellectual disabilities by means of corrective rhythmics. Propositos y Representaciones, 9(SPE2), e984. https://doi.org/10.20511/PYR2021.V9NSPE2.984

Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2021b). Primenenie korrektsionno-razvivaiushchikh tekhnologii v protsesse razvitiia psikhomotornykh funktsii u doshkolnikov s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia [Application of correctional and developmental technology in the development of psychomotor functions in preschool children with disabilities]. Modern Science: Actual Problems of Theory and Practice. Series: Humanitarian Sciences, 1, 41–46. https://doi.org/10.37882/2223-2982.2021.01.02

Bekhterev, V. M. (1991). Obektivnaia psikhologiia [Objective psychology]. Moscow: Nauka, 475 p.

Bezborodova, M. A. (2019). Metodiki diagnostiki psikhomotornogo razvitiia shkolnikov i doshkolnikov: Uchebnoe posobie [Diagnostic techniques for the psychomotor development of schoolchildren and preschool children: A training manual]. Moscow: MSPU, 68 p.

Davydova, G. N. (2008). Plastilinografiia dlia malyshei [Plasticine art for kids]. Moscow: Skriptorii, 48 p.

Dudev, V. P. (2020). Psikhomotorika detei s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia: Uchebnoe posobie [Psychomotor skills of children with disabilities: Textbook]. Barnaul: AltSPU, 360 p.

Gurevich, M. O., & Ozeretskii, N. I. (1930). Psikhomotorika [Psychomotorics]. Moscow: Gosudarstvennoe meditsinskoe izdatelstvo, 72 p.

Kononova, E. A. (2015). Osnovy razvitiia psikhomotoriki u doshkolnikov [Fundamentals of psychomotor development in preschool children]. Nauka i obrazovanie: otkrytiia, perspektivy, imena, 2. Available: http://nauobraz.esrae.ru/36-166

Lopatina, L. V. (2003). Izuchenie i korrektsiia narushenii psikhomotoriki u detei s minimalnymi dizartricheskimi rasstroistvami [Study and correction of psychomotor disorders in children with minimal dysarthric disorders]. Defektologiia, 5, 45–51.

Morozova, I. S., & Garusova, O. M. (2016). Psikhomotornoe razvitie doshkolnikov: Tsikl zaniatii [Psychomotor development of preschool children: A series of classes]. Moscow: National book center, 96 p.

Mukhina, S. N. (2017). K probleme razvitiia psikhomotornoi sfery detei v sovremennom doshkolnom obrazovanii [On the problem of development of the psychomotor sphere of children in modern preschool education]. Preschool Education Today. Theory and Practice, 1, 22–26.

Nikandrov, V. V. (2004). Psikhomotorika: Uchebnoe posobie [Psychomotorics: Textbook]. Saint Petersburg: Rech, 104 p.

Pavlov, I. P. (2019). Izbrannye trudy po fiziologii vysshei nervnoi deiatelnosti [Selected works on the physiology of higher nervous activity]. Saint Petersburg: Lenaid, 256 p.

Platonov, K. K. (1986). Struktura i razvitie lichnosti: Psikhologiia lichnosti [Structure and development of personality: Psychology of personality]. Moscow: Nauka, 256 p.

Sechenov, I. M. (2019). Fiziologiia nervnoi sistemy [Physiology of the nervous system]. Moscow: Iurait, 330 p.

Sirotiuk, A. L. (2009). Uprazhneniia dlia psikhomotornogo razvitiia doshkolnikov: Prakticheskoe posobie. [Exercises for psychomotor development of preschool children: A practical guide]. Moscow: Arkti, 60 p.

Susanina, I. (2007). Vvedenie v art-terapiiu: Uchebnoe posobie [Introduction to art therapy: Textbook]. Moscow: Kogito-tsentr, 95 p.

Volkova, L. S., & Shakhovskaia, S. N. (1998). Logopediya. Uchebnik dlya studentov defektologicheskikh fakul'tetov pedagogicheskikh vysshikh uchebnykh zavedeniy [Logopedia: Textbook for students of defectology faculties of pedagogical universities]. Moscow: Vlados, 680 p.

Voroshnina, O. R., & Plotnikova, T. V. (2010). Psikhomotornoe razvitie i fizicheskoe vospitanie detei 5–7 let s tiazhelymi narusheniiami rechi [Psychomotor development and physical upbringing of 5-7-year-old children with severe speech impairments]. Logoped, 4, 31–37.

Zagrevskaya, A. I., Sosunovsky, V. S., & Zalmezh, T. N. (2018). Psychomotor features in preschool children. Psikhologicheskaya nauka i obrazovanie [Psychological science and education], 23(5), 13–21. https://doi.org/10.17759/pse.2018230502

Publicado

2022-01-29

Como Citar

Arkhipova, S. ., & Lazutkina, O. (2022). Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17214. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17214