Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17214Palavras-chave:
Desenvolvimento psicomotor, Técnicas de arte-terapia, Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologiaResumo
O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.
Downloads
Referências
Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2020). Osobennosti psikhomotornogo razvitiia doshkolnikov s obshchim nedorazvitiem rechi [Features of psychomotor development of preschool children with general underdevelopment of speech]. Modern Science: Actual Problems of Theory and Practice. Series: Humanitarian Sciences, 10(2), 46–49. https://doi.org/10.37882/2223-2982.2020.10-2.02
Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2021a). Development of psychomotor functions in preschoolers with intellectual disabilities by means of corrective rhythmics. Propositos y Representaciones, 9(SPE2), e984. https://doi.org/10.20511/PYR2021.V9NSPE2.984
Arkhipova, S. V., & Podshivalova, M. S. (2021b). Primenenie korrektsionno-razvivaiushchikh tekhnologii v protsesse razvitiia psikhomotornykh funktsii u doshkolnikov s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia [Application of correctional and developmental technology in the development of psychomotor functions in preschool children with disabilities]. Modern Science: Actual Problems of Theory and Practice. Series: Humanitarian Sciences, 1, 41–46. https://doi.org/10.37882/2223-2982.2021.01.02
Bekhterev, V. M. (1991). Obektivnaia psikhologiia [Objective psychology]. Moscow: Nauka, 475 p.
Bezborodova, M. A. (2019). Metodiki diagnostiki psikhomotornogo razvitiia shkolnikov i doshkolnikov: Uchebnoe posobie [Diagnostic techniques for the psychomotor development of schoolchildren and preschool children: A training manual]. Moscow: MSPU, 68 p.
Davydova, G. N. (2008). Plastilinografiia dlia malyshei [Plasticine art for kids]. Moscow: Skriptorii, 48 p.
Dudev, V. P. (2020). Psikhomotorika detei s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia: Uchebnoe posobie [Psychomotor skills of children with disabilities: Textbook]. Barnaul: AltSPU, 360 p.
Gurevich, M. O., & Ozeretskii, N. I. (1930). Psikhomotorika [Psychomotorics]. Moscow: Gosudarstvennoe meditsinskoe izdatelstvo, 72 p.
Kononova, E. A. (2015). Osnovy razvitiia psikhomotoriki u doshkolnikov [Fundamentals of psychomotor development in preschool children]. Nauka i obrazovanie: otkrytiia, perspektivy, imena, 2. Available: http://nauobraz.esrae.ru/36-166
Lopatina, L. V. (2003). Izuchenie i korrektsiia narushenii psikhomotoriki u detei s minimalnymi dizartricheskimi rasstroistvami [Study and correction of psychomotor disorders in children with minimal dysarthric disorders]. Defektologiia, 5, 45–51.
Morozova, I. S., & Garusova, O. M. (2016). Psikhomotornoe razvitie doshkolnikov: Tsikl zaniatii [Psychomotor development of preschool children: A series of classes]. Moscow: National book center, 96 p.
Mukhina, S. N. (2017). K probleme razvitiia psikhomotornoi sfery detei v sovremennom doshkolnom obrazovanii [On the problem of development of the psychomotor sphere of children in modern preschool education]. Preschool Education Today. Theory and Practice, 1, 22–26.
Nikandrov, V. V. (2004). Psikhomotorika: Uchebnoe posobie [Psychomotorics: Textbook]. Saint Petersburg: Rech, 104 p.
Pavlov, I. P. (2019). Izbrannye trudy po fiziologii vysshei nervnoi deiatelnosti [Selected works on the physiology of higher nervous activity]. Saint Petersburg: Lenaid, 256 p.
Platonov, K. K. (1986). Struktura i razvitie lichnosti: Psikhologiia lichnosti [Structure and development of personality: Psychology of personality]. Moscow: Nauka, 256 p.
Sechenov, I. M. (2019). Fiziologiia nervnoi sistemy [Physiology of the nervous system]. Moscow: Iurait, 330 p.
Sirotiuk, A. L. (2009). Uprazhneniia dlia psikhomotornogo razvitiia doshkolnikov: Prakticheskoe posobie. [Exercises for psychomotor development of preschool children: A practical guide]. Moscow: Arkti, 60 p.
Susanina, I. (2007). Vvedenie v art-terapiiu: Uchebnoe posobie [Introduction to art therapy: Textbook]. Moscow: Kogito-tsentr, 95 p.
Volkova, L. S., & Shakhovskaia, S. N. (1998). Logopediya. Uchebnik dlya studentov defektologicheskikh fakul'tetov pedagogicheskikh vysshikh uchebnykh zavedeniy [Logopedia: Textbook for students of defectology faculties of pedagogical universities]. Moscow: Vlados, 680 p.
Voroshnina, O. R., & Plotnikova, T. V. (2010). Psikhomotornoe razvitie i fizicheskoe vospitanie detei 5–7 let s tiazhelymi narusheniiami rechi [Psychomotor development and physical upbringing of 5-7-year-old children with severe speech impairments]. Logoped, 4, 31–37.
Zagrevskaya, A. I., Sosunovsky, V. S., & Zalmezh, T. N. (2018). Psychomotor features in preschool children. Psikhologicheskaya nauka i obrazovanie [Psychological science and education], 23(5), 13–21. https://doi.org/10.17759/pse.2018230502
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.