Resistir e avançar na educação pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Lucas de Vasconcelos Soares Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • Maria Lilía Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17109

Palavras-chave:

Crise educacional brasileira, Escola pública, Política educacional

Resumo

O estudo decorre da análise do Golpe Jurídico-midiático-parlamentar de 2016 que desencadeou acentuada crise, principalmente, no campo educacional. Diante deste quadro, estabelece diálogos com uma tendência pedagógica contra-hegemônica: a Pedagogia Histórico-crítica (PHC), propondo-se a responder quais têm sido as contribuições da PHC para se pensar a escola pública sob a conjuntura de crise na educação brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica, os resultados indicam que, sob um contexto de desmontes e vulnerabilidades, a PHC incorpora-se nos debates e práticas educacionais como instrumento de humanização, defendendo a escola pública gratuita, formação omnilateral, luta de classes e a construção de uma práxis emancipatória. Enquanto teoria pedagógica, a PHC representa um recomeço diante da contestação dos currículos e processos descontextualizados, indicando a integração do saber individual/coletivo e os conhecimentos universais, movimento propício à formação de indivíduos articulados em prol da transformação social.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Gestão Escolar. Especialista em Coordenação Pedagógica. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Maria Lilía Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq - Brasil (nº do processo 304018/2018-0).

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação – Unicamp. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)”.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Soares, L. de V., Colares, M. L. I. S., & Lombardi, J. C. (2022). Resistir e avançar na educação pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17109. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17109