Considerações e indagações sobre a dinâmica do estado brasileiro frente as demandas da escolarização: instrumentos, dilemas e complexidade

Autores

  • Sebastião de Souza Lemes Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16234

Palavras-chave:

Avaliação, Escolarização, Política pública, Sistema educacional, Territorialidade

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender questões de políticas públicas, governo e governança em relação à Educação no Brasil, fazendo uso, para essa análise, de um entendimento dos instrumentos avaliadores e gestores, além de políticas públicas voltadas para a educação escolar, para compreender o cenário construído na educação nacional. À luz da análise cognitiva das políticas públicas e seus fundamentos, o estado da arte é mobilizado para melhor compreender e analisar os conceitos norteadores desse trabalho, que também considera as teorias sobre uma mudança no viés da burocracia e sua atuação no estado. Ao final, nota-se que as ações do governo brasileiro, em linha com mecanismos de pressão e avaliação internacionais, assumem um caráter interventivo e pouco eficiente, que coloca o a democratização equânime da educação, preconizada na Constituição de 1988, como um desafio ainda a ser alcançado e com muitos entraves pelo caminho.

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Biografia do Autor

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Professor do Departamento de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Editor.Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0750-9294

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

Lemes, S. de S. (2021). Considerações e indagações sobre a dinâmica do estado brasileiro frente as demandas da escolarização: instrumentos, dilemas e complexidade. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16234. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16234

Edição

Seção

Publicação Contínua