Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16941Palavras-chave:
Currículo, Escola, Pós-estruturalismo, Pós-modernidadeResumo
Este trabalho organiza-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, influenciado pelas discussões pós-modernas de sociedade e pós-estruturalistas do conhecimento em suas descrições e análises. Problematizam-se conceitos e efeitos de identidades e diferenças, bem como suas possíveis conformações na escola pós-moderna e no currículo “(pós)crítico” e pós-estruturalista. Conclui-se que, na pós-modernidade, o sujeito assume identidades diversas a partir de influências diversas, sendo a escola um espaço importante para a problematização e para a construção desse movimento, inclusive nas relações de poder com a diferença. Defende-se um currículo “(pós)crítico”, que não oponha pedagogias críticas e pedagogias pós-críticas e nem constranja suas possíveis aproximações e potencialidades contra hegemônicas, combativas às injustiças sociais e fomentadoras das (trans)formações e/ou pluralização de identidades. O estudo ainda pressupõe que, nesse currículo, além de serem consideradas amplamente as questões pós-modernas, considerem-se também as questões pós-estruturalistas, especialmente no que dizem respeito às escolas e ao próprio currículo como práticas de significação e de representação.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. (2013). Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
CANDAU, V. M. F. (2011). Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, 11(2), 240-255.
COSTA, B. M. S. (2013). A escola como espaço de memórias e formação de identidade(s). Movendo Ideias. 18(2), p. 22-26.
DAOLIO, J. (org.). (2010). Educação Física escolar: olhares a partir da cultura. Campinas-SP: Autores Associados.
DEVÍS-DEVÍS, J. La investigación sociocrítica en la Educación Física. (2012). Estudios Pedagógicos, 38(número especial), 125-153. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000400008
FRASER, N.; JAEGGI, Rahel (2020). Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. Tradução Nathalie Bressiani. 1. ed. São Paulo: Boitempo.
FREIRE, P. (2020). Política e Educação. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
GHANEM, E, NEIRA, M. G. (org.) (2014). Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin.
GIROUX, H. A. (1993). O Pós-Modernismo e o Discurso da Crítica Educacional. In: SILVA, T. T. (Org). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 207-254.
GONZÁLEZ REY, F. L. (2002). Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. Tradução de Mancel Aristedes Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
HALL, S. (2015). A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 4. ed. Rio de Janeiro: GP&A.
HALL, S. (2016). Cultura e representação: Trad. Daniel Miranda e William oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri.
HORKHEIMER, M. (1980) Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, M, ADORNO, T, HABERMAS, J. (Org). Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural. (Os Pensadores).
LACLAU, E. (1990). New Reflections on the Revolution of Our Time. London: Verso.
LOPES, A. C., MACEDO, E. (2011). Teorias de currículo. São Paulo: Cortez.
LOPES, A. C. (2013). Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e culturas. 39, 7-23.
MOREIRA, Â. F. B. (1999). A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 11-36.
NEIRA, M. G. (org.). (2019). Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco.
SANTOS, B. S. (2019). O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul – 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
SILVA, T. T. (2014). Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
SILVA, T. T. (2013). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.
SILVA, T. T. (2010). O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 1.ed., 4. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica.
SILVA, T. T. (Org.). (1996). Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes.
SILVA, T. T. (Org.). (1993). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.
SOUSA, G. R. (2020). Pedagogias (pós)críticas da Educação Física: (re)organizações político-epistemológicas. 2020. 147 f. Tese (Doutorado)– Curso de Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, UFES, Vitória- ES.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.