Prática de aplicação de tecnologias educacionais whitnin treinamento em disciplinas humanitárias na Tyumen Industrial University

Autores

  • Natalia Leonidovna Ivanova 1Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.
  • Dmitriy Aleksandrovich Belov Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16851

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais Modernas, Tecnologia De Classificação Modular, Tecnologia Interativa, Planejamento Organizacional

Resumo

Este artigo examina o uso de tecnologias educacionais modernas na prática da filial da Universidade Industrial de Tyumen na cidade de Surgut. O objetivo do estudo é determinar uma série de tecnologias educacionais usadas na filial da TIU em Surgut. A metodologia incluiu generalização da literatura de referência e científica, questionários, análises qualitativas e quantitativas. O estudo incluiu três etapas. No primeiro estágio, a literatura científica e de referência foi resumida para determinar o conceito e as direções principais das tecnologias educacionais modernas. Na segunda etapa, é apresentada a experiência da utilização de modernas tecnologias de ensino na prática da filial da TIU na cidade de Surgut. Na terceira etapa, foi realizada uma pesquisa com os alunos para identificar a eficácia da introdução de tecnologias educacionais modernas na prática da Universidade Industrial de Tyumen. O estudo foi realizado com base na filial da Tyumen Industrial University na cidade de Surgut, Khanty-Mansi Autonomous Okrug-Yugra. Participaram do estudo 70 respondentes com idades entre 18 e 22 anos, sendo 48 do sexo masculino e 22 do feminino. Os participantes da pesquisa são vários alunos do primeiro, segundo e terceiro ano. Antes da pesquisa, todos os alunos deram seu consentimento verbal para o estudo, não houve pessoas que se recusaram a participar. Após os alunos avaliarem as tecnologias educacionais na universidade em uma escala de 1 a 10, foram obtidos os seguintes resultados: 5,7%. (4 pessoas) dos respondentes acreditam que já existem todas as condições para o uso de tecnologias modernas, 37,1% (26 pessoas) avaliou em 8-9 pontos, a maioria de 52,9% (37 pessoas) dos respondentes deram uma avaliação de 6 a 7, 4,3% (3 pessoas) deram uma avaliação de 4 a 5, e nenhum dos entrevistados classificou as condições para o uso de tecnologias de ensino modernas na TIU como baixas 1-3. O número de respostas dos entrevistados a favor de cada uma das tecnologias apresentadas foi distribuído da seguinte forma: 97,1% dos entrevistados atenderam com o método de design, 84,3% com tecnologia de avaliação modular, 71,4% com tecnologia interativa, 45,7% com tecnologia de jogos, 38, 6% com a tecnologia de aprendizagem de problemas, 35,7% com a tecnologia de aprendizagem de casos, 20,0% com a tecnologia de desenvolvimento de educação. Os autores concluíram que, entre as tecnologias promissoras utilizadas na universidade, destacam-se as tecnologias de aprendizagem interativa (58,9%), projeto-problema (42,9%) e avaliação modular (37,1%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Leonidovna Ivanova, 1Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

Dmitriy Aleksandrovich Belov, Industrial University of Tyumen, Tyumen, Russia.

Referências

Abakumova, I. V. (2012). Fomenko VT Didakticheskii standart kak metatekhnologiia sovremennogo obrazovaniia [A didactic standard as meta-technology of modern education]. Rossiiskiipsikhologicheskiizhurnal-Russian Psychological Journal, 9(1), 44-54.
Bezukladnikov, K., Kruze, B., & Zhigalev, B. (2019, February). Training a pre-service foreign language teacher within the linguo-informational educational environment. In The International Conference Going Global through Social Sciences and Humanities (pp. 3-14). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11473-2_1.
Cherevko, M. A., Makuha, N. A., Vershinina, T. S., Akhmetshina, Y. V., & Yukhnova, V. A. (2021). Using Modern Educational Technologies in a Law School (Based on Regional Experience). In SHS Web of Conferences (Vol. 108, p. 05011). EDP Sciences. https://doi.org/10.1051/shsconf/202110805011.
Darinskaia, L. A., & Molodtsova, G. I. (Eds.). (2019). Modern technologies for teaching and learning in socio-humanitarian disciplines. IGI global.
Glushchenko, V. M., & Pronkin, N. N. (2020). Quality of professional training as a result of innovative educational technologies. International journal of professional science, (5).
Gruzdeva, M. L., Vaganova, O. I., Kaznacheeva, S. N., Bystrova, N. V., & Chanchina, A. V. (2020). Modern Educational Technologies in Professional Education. In Growth Poles of the Global Economy: Emergence, Changes and Future Perspectives (pp. 1097-1103). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15160-7_110.
Habieva, T. H., Nurhodzhaeva, H. A., Tretyakova, S. N., Zharmedetov, T. M., Zhunusova, S., Syzdykova, A., & Auganbaeva, T. (2021). THE USE OF MODERN EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN IMPROVING THE COMPETENCIES AND COMPETITIVENESS OF UNDERGRADUATES. Global Science and Innovations: Central Asia (см. в книгах), 2(12), 110-114. https://www.elibrary.ru/item.asp?id=46395944.
Ilyashenko, L. K. (2018). Application of project activities in the theory and practice of Russian universities. Revista ESPACIOS, 39(25).
Irmatov, F. M. (2020). FEATURES TEACHING PHYSICS FOR STUDENTS DIRECTIONS IN NON-PHYSICAL SPECIALTY BASED ON MODERN EDUCATIONAL TECHNOLOGIES. Scientific Bulletin of Namangan State University, 2(7), 263-268. Available at: https://uzjournals.edu.uz/namdu/vol2/iss7/47.
Kakhkhorov, S. K., & Rasulova, Z. D. (2020). Methodology of improving the professional activity of the future teacher of technology on the basis of modern educational technologies. Universal J. of Educational Research, 8(12), 7006-7014. https://doi.org/10.13189/ujer.2020.081268.
Konopko, E., Pankratova, O., Nersesyan, E., & Abdullaev, J. (2019, May). Training of teachers for professional activity in the digital environment of the educational space. In Proceedings of SLET-2019-International Scientific Conference Innovative Approaches to the Application of Digital Technologies in Education and Research, Stavropol-Dombay, Russia (pp. 205-212).
Kovalenko, O. V., Yepyk, L. I., Yeromenko, A. Y., Kashynska, O. Y., & Bezruchenkov, Y. V. (2021). Training of the future tourist guides for intercultural communicative interaction within professional activity. Linguistics and Culture Review, 5(S4), 729-746. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS4.1712
Lesia, S., Yulia, V., Kateryna, M., Lyudmyla, R., Yakimets, S., & Maksym, K. (2021, September). Use of Modern Educational Technologies in the Electrical Engineers and Electromechanics Preparation by a Blended Learning System. In 2021 IEEE International Conference on Modern Electrical and Energy Systems (MEES) (pp. 1-5). IEEE. https://doi.org/10.1109/MEES52427.2021.9598702.
Masalimova, A. R., Levina, E. Y., Platonova, R. I., Yakubenko, K. Y., Mamitova, N. V., Arzumanova, L. L., ... & Marchuk, N. N. (2017). Cognitive simulation as integrated innovative technology in teaching of social and humanitarian disciplines. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(8), 4915-4928. https://doi.org/10.12973/eurasia.2017.00973a.
Miloradova, N. G., & Ishkov, A. D. (2019). Training of the highly qualified personnel in the postgraduate study in Russia and Tajikistan: results of the sociological poll. Abstracting/Indexing, 336.
Povzun, V. (2019). The role of the modern educational technologies in the development of system thinking of university students. Contemporary Higher Education: Innovative Aspects/Sovremennaia Vysshaia Shkola: Innovatsionny Aspect, 11(4), 45-51. https://doi.org/10.7442/2071-9620-2019-11-4-45-51.
Shatunova, O., Anisimova, T., Sabirova, F., & Kalimullina, O. (2019). Steam as an innovative educational technology. Journal of Social Studies Education Research, 10(2), 131-144. https://www.learntechlib.org/p/216582/.
SUKHODIMTSEVA, A. P., SERGEEVA, M. G., DONSKAYA, M. V., KUPRIYANOVA, M. E., & TOMASHEVICH, S. B. (2018). Metadisciplinarity in education: Solving actual problems. Revista ESPACIOS, 39(02). https://www.revistaespacios.com/a18v39n02/18390227.html.
Vaganova, O. I. (2019a). Organization of practical classes in a higher educational institution using modern educational technologies. Amazonia Investiga, 8(23), 81-86. Retrieved from https://www.amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/850.
Vaganova, O. I. (2019b). Formation of competence in the possession of modern educational technologies at a university. Amazonia Investiga, 8(23), 87-95. Retrieved from https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/851.
Vlasova, E. Z., Avksentieva, E. Y., Goncharova, S. V., & Aksyutin, P. A. (2019). Artificial intelligence-The space for the new possibilities to train teachers. Espacios, 40(9), 17.
Yekimov, S., Getmanets, G., Miroshnik, L., Sosnina, T., Havrylenko, A., Vasylieva, N., ... & Bondarenko, Z. (2020, November). Some problems of humanitarian training of future specialists in pedagogical specialties using interactive technologies. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 1691, No. 1, p. 012221). IOP Publishing. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1691/1/012221.

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Ivanova, N. L., & Belov, D. A. (2021). Prática de aplicação de tecnologias educacionais whitnin treinamento em disciplinas humanitárias na Tyumen Industrial University. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16851. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16851

Edição

Seção

Publicação Contínua