Os três pilares da educação física bilíngue

Autores

  • Antonio Muller Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
  • Cesar Conceição Rodrigues Júnior Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16230

Palavras-chave:

Educação física bilíngue, Educação física, Ensino bilíngue

Resumo

Esse artigo é uma revisão bibliográfica com objetivo de caracterizar a educação física bilíngue, para em seguida apresentar e discutir o maior desafio da disciplina que é manter o equilíbrio dos objetivos e demandas da educação física junto com o processo de aquisição de uma nova língua, e após isso criar conceitos para como alcançar tal equilíbrio. Este equilíbrio proposto para a disciplina é algo complexo e ao mesmo tempo sutil, foi analisado um artigo específico que busca concentrar todas as dificuldades da educação física bilíngue em dois dilemas, e com base nesta análise é proposto o conceito dos “três pilares da educação física bilíngue”. O conceito dos três pilares representa de forma integral e objetiva todas as demandas que professor precisa levar em consideração para ministrar uma aula de educação física bilíngue ideal. O primeiro pilar representa a educação física, e todas as suas demandas. O segundo pilar consiste no processo de aquisição de uma nova língua. Por fim o terceiro pilar representa a otimização de tempo, que o professor necessita fazer para adequar as novas demandas dentro das aulas, onde com esses pilares foi apresentado erros mais comuns que acontecem na busca da educação física bilíngue eficiente. Foi concluído que para se obter uma educação física bilíngue eficiente existe a necessidade do equilíbrio dos objetivos da educação física mesclados com a aquisição do processo de uma nova língua, por meio do conceito dos três pilares.

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Biografia do Autor

Antonio Muller, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em educação pela The University of Texas at El Paso. Graduado em Educação física pela FURB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e na graduação em Educação Física da FURB, Blumenau (SC). Membro do grupo de pesquisas EDUCOGITANS da FURB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3772-331X

Cesar Conceição Rodrigues Júnior, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Bachelor in Physical Education, Universidade Regional de Blumenau. Degree in Physical Education, Universidade Regional de Blumenau. Master’s degree candidate in education, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Regional de Blumenau.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4036-0487

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

Muller, A., & Rodrigues Júnior, C. C. (2021). Os três pilares da educação física bilíngue. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16230. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16230

Edição

Seção

Publicação Contínua