A formação da responsabilidade civil de alunos do ensino médio no contexto da formação especializada
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16104Palavras-chave:
Cidadania, Responsabilidade civil, Educação especializada, Formando influências, Linhas transversais, PatriotismoResumo
A consciência da geração mais jovem da responsabilidade mútua do Estado e do cidadão com base nas normas da moral e da lei é uma característica unânime e importante de uma sociedade democrática. É por isso que a responsabilidade civil é definida como uma das linhas transversais do espaço educacional moderno. O artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica sobre a formação da responsabilidade civil de alunos do ensino médio em condições de formação especializada. Os autores do artigo revelam o conteúdo do conceito de “responsabilidade civil”, a composição que o compõe, as formas de manifestação e as principais etapas de formação. Analisa-se o papel das influências formadoras no processo de formação da responsabilidade civil. Como resultado da experiência pedagógica, foram confirmadas as significativas oportunidades e vantagens que a educação especializada proporciona para a implementação do eixo transversal “responsabilidade civil”. As formas e métodos de trabalho que geram envolvimento pessoal em alguns problemas sociais são identificados. Eles aumentam o nível de educação jurídica e contribuem para a formação de uma sociedade civil ativa.
Downloads
Referências
Drahomyretska, N., & Matveienko, I. (2009). Hromadianska vidpovidalnist yak viddzerkalennia rozvytku hromadianskoho suspilstva [Civil responsibility as a reflection of the development of civil society]. Visnyk of NAPA under the President of Ukraine, 1, 257-268 (in Ukrainian).
Goncharenko, S. (1997). Ukrainskyi pedahohichnyi slovnyk [Ukrainian pedagogical dictionary]. Kiev: Lybidʹ, 376 p. (in Ukrainian).
Herasymiv, O. I. (2010). Filosofsko-pravove rozuminnia sotsialnoi vidpovidalnosti u konteksti pobudovy demokratychnoi derzhavy [Philosophical and legal understanding of social responsibility in the context of building a Democratic state]. Law forum, 4, 183-188 (in Ukrainian).
Levkivskyi, M. V. (2000). Vidpovidalnist u konteksti novoi vykhovnoi paradyhmy [Responsibility in the context of a new educational paradigm]. Available: http://eprints.zu.edu.ua/107/1/94E6790B.pdf (in Ukrainian).
Manuilov, E. M., & Kalynovskyi, Yu. Yu. (2015). Hromadianska vidpovidalnist osobystosti yak atrybutyvnyi fenomen pravovoho suspilstva [Civil responsibility of the individual as an attributive phenomenon of Legal Society]. Visnyk of the National University "Yaroslav Mudryi Law Academy of Ukraine, 2(25), 113-130 (in Ukrainian).
Ministry of education and science of Ukraine. (2013). Order No. 1456 of October 21, 2013 “About the approval of the concept of specialized education in high school”. Available: https://mon.gov.ua/storage/app/media/npa/5a1fe82a9c95d.pdf
Ministry of education and science of Ukraine. (October 27, 2016). New Ukrainian school. Conceptual foundations of Secondary School Reform. Available: https://mon.gov.ua/storage/app/media/zagalna%20serednya/nova-ukrainska-shkola-compressed.pdf
Pavlenko, M. A. (2013). “Hromadianska pozytsiia” yak naukovo-pedahohichna katehoriia ["Civil position" as a scientific and pedagogical category]. Problems of modern teacher education. Pedagogy and psychology, 39(4), 95-100 (in Ukrainian).
Sofinska, I. D. (2019). Filosofsko-pravova doktryna hromadianstva [Philosophical and legal doctrine of citizenship]. Qualification scientific work on the rights of a manuscript. Dissertation for the degree of Doctor of Science in the specialty 12.00.12 – philosophy of law. National University "Lviv Polytechnic", Lviv, 519 p. (in Ukrainian).
Verkhovna Rada of Ukraine. (2019). Project of the law about full general secondary education No. 10204 of April 5, 2019. Available: https://w1.c1.rada.gov.ua/pls/zweb2/webproc4_1?pf3511=65784
Verkhovna Rada of Ukraine. (2020). Law of Ukraine No. 463-IX of January 16, 2020 “About full general secondary education”. Available: https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/463-20
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.