A formação da responsabilidade civil de alunos do ensino médio no contexto da formação especializada

Autores

  • Larysa Oleksiivna Savchenko Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.
  • Kateryna Igorivna Kiriukha Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.
  • Oleg Borisovich Potapenko Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.
  • Nadiya Vasylivna Dupak Rivne State University for the Humanities, Rivne, Ukraine.
  • Iryna Alexandrovna Krasiuk Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16104

Palavras-chave:

Cidadania, Responsabilidade civil, Educação especializada, Formando influências, Linhas transversais, Patriotismo

Resumo

A consciência da geração mais jovem da responsabilidade mútua do Estado e do cidadão com base nas normas da moral e da lei é uma característica unânime e importante de uma sociedade democrática. É por isso que a responsabilidade civil é definida como uma das linhas transversais do espaço educacional moderno. O artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica sobre a formação da responsabilidade civil de alunos do ensino médio em condições de formação especializada. Os autores do artigo revelam o conteúdo do conceito de “responsabilidade civil”, a composição que o compõe, as formas de manifestação e as principais etapas de formação. Analisa-se o papel das influências formadoras no processo de formação da responsabilidade civil. Como resultado da experiência pedagógica, foram confirmadas as significativas oportunidades e vantagens que a educação especializada proporciona para a implementação do eixo transversal “responsabilidade civil”. As formas e métodos de trabalho que geram envolvimento pessoal em alguns problemas sociais são identificados. Eles aumentam o nível de educação jurídica e contribuem para a formação de uma sociedade civil ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larysa Oleksiivna Savchenko, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

Department of Pedagogy and Methods of Technological Education, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine. https://orcid.org/0000-0002-4246-3228

Kateryna Igorivna Kiriukha, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

Department of Pedagogy and Methods of Vocational Education, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine. https://orcid.org/0000-0002-7598-6287

Oleg Borisovich Potapenko, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

Department of Pedagogy, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

https://orcid.org/0000-0003-2148-0632

Nadiya Vasylivna Dupak, Rivne State University for the Humanities, Rivne, Ukraine.

Department of Theory and Methods of Vocational Education, Rivne State University for the Humanities, Rivne, Ukraine. https://orcid.org/0000-0002-3000-4489

Iryna Alexandrovna Krasiuk, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

Department of Fine Arts, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ukraine.

https://orcid.org/0000-0001-6718-739X

Referências

Bychko, O. V. (2009). Psykholohichni zasady formuvannia hromadianskoi vidpovidalnosti (vid teorii modeliuvannia do teorii realizatsii) [Psychological foundations of the formation of civil responsibility (from the theory of modeling to the theory of implementation)]. Visnyk Chernihiv st. ped. un-ty, Issue 74. Series "Psychological Sciences", 1, 280 (in Ukrainian).
Drahomyretska, N., & Matveienko, I. (2009). Hromadianska vidpovidalnist yak viddzerkalennia rozvytku hromadianskoho suspilstva [Civil responsibility as a reflection of the development of civil society]. Visnyk of NAPA under the President of Ukraine, 1, 257-268 (in Ukrainian).
Goncharenko, S. (1997). Ukrainskyi pedahohichnyi slovnyk [Ukrainian pedagogical dictionary]. Kiev: Lybidʹ, 376 p. (in Ukrainian).
Herasymiv, O. I. (2010). Filosofsko-pravove rozuminnia sotsialnoi vidpovidalnosti u konteksti pobudovy demokratychnoi derzhavy [Philosophical and legal understanding of social responsibility in the context of building a Democratic state]. Law forum, 4, 183-188 (in Ukrainian).
Levkivskyi, M. V. (2000). Vidpovidalnist u konteksti novoi vykhovnoi paradyhmy [Responsibility in the context of a new educational paradigm]. Available: http://eprints.zu.edu.ua/107/1/94E6790B.pdf (in Ukrainian).
Manuilov, E. M., & Kalynovskyi, Yu. Yu. (2015). Hromadianska vidpovidalnist osobystosti yak atrybutyvnyi fenomen pravovoho suspilstva [Civil responsibility of the individual as an attributive phenomenon of Legal Society]. Visnyk of the National University "Yaroslav Mudryi Law Academy of Ukraine, 2(25), 113-130 (in Ukrainian).
Ministry of education and science of Ukraine. (2013). Order No. 1456 of October 21, 2013 “About the approval of the concept of specialized education in high school”. Available: https://mon.gov.ua/storage/app/media/npa/5a1fe82a9c95d.pdf
Ministry of education and science of Ukraine. (October 27, 2016). New Ukrainian school. Conceptual foundations of Secondary School Reform. Available: https://mon.gov.ua/storage/app/media/zagalna%20serednya/nova-ukrainska-shkola-compressed.pdf
Pavlenko, M. A. (2013). “Hromadianska pozytsiia” yak naukovo-pedahohichna katehoriia ["Civil position" as a scientific and pedagogical category]. Problems of modern teacher education. Pedagogy and psychology, 39(4), 95-100 (in Ukrainian).
Sofinska, I. D. (2019). Filosofsko-pravova doktryna hromadianstva [Philosophical and legal doctrine of citizenship]. Qualification scientific work on the rights of a manuscript. Dissertation for the degree of Doctor of Science in the specialty 12.00.12 – philosophy of law. National University "Lviv Polytechnic", Lviv, 519 p. (in Ukrainian).
Verkhovna Rada of Ukraine. (2019). Project of the law about full general secondary education No. 10204 of April 5, 2019. Available: https://w1.c1.rada.gov.ua/pls/zweb2/webproc4_1?pf3511=65784
Verkhovna Rada of Ukraine. (2020). Law of Ukraine No. 463-IX of January 16, 2020 “About full general secondary education”. Available: https://zakon.rada.gov.ua/laws/show/463-20

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Savchenko, L. O., Kiriukha, K. I., Potapenko, O. B., Dupak, N. V., & Krasiuk, I. A. (2021). A formação da responsabilidade civil de alunos do ensino médio no contexto da formação especializada. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16104. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16104

Edição

Seção

Publicação Contínua