Problemas de preparação para design educacional de alunos de instituições de ensino superior artístico

Autores

  • Yaroslav Lohinskyy Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.
  • Olena Maydanets-Bargylevych Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.
  • Alla Rudencenko Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.
  • Volodymyr Tymenko Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.
  • Yuriy Didovets Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15972

Palavras-chave:

desenho educacional, processo educacional, educação superior em arte, pensamento de projeto, alunos

Resumo

Nas condições modernas de desenvolvimento da produção, as exigências para um jovem especialista no campo do ensino superior artístico estão crescendo. A principal tarefa do ensino superior de arte é treinar um especialista competitivo e móvel que esteja pronto para a autoeducação ao longo de sua vida. Ao preparar um especialista em educação superior em artes, é necessário formar nele conhecimentos, habilidades e competências que lhe permitam resolver problemas de produção atípicos, utilizar tecnologias modernas, analisar de forma independente os resultados de suas atividades e tirar conclusões. Assim, um graduado em instituições de ensino superior de arte deve estar pronto para trabalhar ativamente em um ambiente em mudança. O ensino focado apenas na memorização do material não pode mais atender aos requisitos modernos. O problema da formação de tais qualidades de atenção, memória e pensamento que permite ao aluno assimilar informações de forma independente, está em constante atualização, bem como o desenvolvimento de tais habilidades e competências que, preservadas mesmo após o término da escolaridade, lhe proporcionariam a oportunidade de acompanhar o acelerado progresso técnico-científico. Um dos problemas da educação moderna é que os graduados experimentam algumas dificuldades na aplicação do conhecimento teórico na prática. A capacidade de aplicar os conhecimentos, competências e aptidões adquiridos em atividades profissionais não pode surgir por si só, para isso é necessário ensinar. Para solucionar esse problema, é necessário inserir o método de ensino de design educacional no processo educacional, que hoje possui características e problemáticas próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yaroslav Lohinskyy, Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

Olena Maydanets-Bargylevych, Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

Alla Rudencenko, Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

Volodymyr Tymenko, Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

Yuriy Didovets, Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk, Kyiv, Ukraine.

Referências

Awe, O. A. & Church, E. M. (2020), "Project flexibility and creativity: the moderating role of training utility", Management Decision, ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/MD-02-2020-0226

Horbenko, O. (2013). Features of performing interpretation in the process of studying a musical work. Scientific notes [Kirovohrad State Pedagogical University named after Volodymyr Vynnychenko]. Pedagogical Sciences, 122, 120-127

Maclean, P. & Scott, B. (2007). Learning design: Requirements, practice and prospects. Campus-Wide Information Systems, 24, 187-198. https://doi.org/10.1108/10650740710762220

Dijkstra, S., Schott, F., Seel, M. & Tennyson, R.D. (1997), Instructional Design: International Perspectives. Erlbaum, Mahwah, NJ.

Goodyear, P. (2004) Patterns, pattern languages and educational design, paper presented atASCILITE Conference Perth. http://ascilite.org.au/conferences/perth04/procs/pdf/goodyear.pdf

Avgeriou, P., Papasalouros, A., Retalis, S. & Skordalakis, M. (2003) Towards a patternlanguage for learning management systems. Educational Technology and Society, 6(2), 11-24.

Schott, F. & Seel, N. (2015) Instructional Design. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.92032-4

Hanke, U., Ifenthaler, D., & Seel, N.M. (2011). Effects of creative dispositions on the design of lessons. The Open Education Journal, 4(2), 179-185.

Van Merriënboer, J. J. G. (1997), Training complex cognitive skills: A four-component instructional design model for technical training. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology Publications.

Amorim, R. R., Lama, M., Sánchez, E., Riera, A., & Vila, X. A. (2006). A Learning Design Ontology based on the IMS Specification. Educational Technology & Society, 9 (1), 38-57.

Bailey, C., Zalfan, M. T, Davis, H. C., Fill, K., & Conole, G. (2006). Pan-ning for Gold: Designing Pedagogically-inspired Learning Nuggets. Educational Technology & Society, 9 (1), 113-122.

Sangsawang, T. (2015). Instructional Design Framework for Educational Media. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 176, e445. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.445

Berggren, A., Burgos, D., Fontana, J.M., Hinkelman, D., Hung, V., Hursh, A., & Tielemans, G. (2005). Practical and Pedagogical Issues for Teacher Adoption of IMS Learning Design Standards in Moodle LMS. Journal of Interactive Media in Education, 02, 234.

Martens, H., & Vogten, H. (2005). A reference implementation of a Learnin Design engine. In: Koper, R. & Tattersall, C., Learning Design: A Handbook on Modelling and Delivering Networked Education and Training. Berlin-Heidelberg: Springer Verlag, 91-108.

McAndrew, P., Nadolski, R., & Little, A. (2005). Developing an approach for Learning Design Players. Journal of Interactive Media in Education, 14, 1-13.

Publicado

2021-09-05

Como Citar

Lohinskyy, Y., Maydanets-Bargylevych, O., Rudencenko, A., Tymenko, V., & Didovets, Y. (2021). Problemas de preparação para design educacional de alunos de instituições de ensino superior artístico. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15972. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15972

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.