Música e mídias: contribuições das teses e dissertações brasileiras Para a formação de professores

Autores

  • Gislene Natera Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Gilka Girardello Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14007

Palavras-chave:

Música, Mídias, Mídia-educação, Formação de professores.

Resumo

O artigo apresenta e analisa um mapeamento das teses e dissertações sobre música e mídias realizadas entre 2000 e 2018 nos cursos brasileiros de Pós-Graduação em Educação e em Música. A partir de referências teóricas da educação musical e da mídia-educação, verificou-se que os temas mais frequentemente estudados são a influência das mídias na relação dos jovens com a música, e as maneiras como eles utilizam as tecnologias digitais, inclusive para constituir sua identidade musical. As pesquisas mostram que os professores precisam estar atentos aos novos desdobramentos culturais, e que os saberes musicais dos estudantes deveriam ser compartilhados e discutidos na escola. A análise do mapeamento valida a necessidade de a música e as mídias estarem presentes nos cursos de formação de professores, aproximando a escola das vivências midiático-musicais dos jovens, e favorecendo novas formas de aprendizagem musical e de reflexão cultural crítica e criadora para professores e estudantes.

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Biografia do Autor

Gislene Natera, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis/SC, Brasil. Grupo de Pesquisa: Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9769-5501

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Ciências da Comunicação (USP); professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC; Coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5316-0038

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Natera, G., & Girardello, G. (2020). Música e mídias: contribuições das teses e dissertações brasileiras Para a formação de professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14007

Edição

Seção

Publicação Contínua