Concepções, projetos e experiências de educação integral no Brasil

Autores

  • Marcelo Oda Yamazato Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13541

Palavras-chave:

Educação integral. Concepções. Experiências.

Resumo

A educação integral está em pauta nos discursos políticos, acadêmicos e midiáticos no Brasil. Por isso, é relevante entender o que significa educação integral, quais são as compreensões vigentes desse conceito. Assim, o objetivo deste ensaio é analisar a educação integral sob uma perspectiva histórica, compreendendo as diferentes matrizes ideológicas de diversas concepções, principalmente daquelas que chegaram ao Brasil e foram, de diversas formas, concretizadas. Em relação às experiências brasileiras de educação integral, têm havido historicamente a preponderância de fatores políticos e financeiros em detrimento de aspectos pedagógicos e sociais, com algumas exceções, cujo foco foi a educação integral humanizadora. Também foi possível confirmar que o tema da educação integral se mantém relevante por ser objeto de projetos e experiências em andamento em muitos municípios e estados. Foi possível ainda explicitar como suas diversas compreensões remetem a diferentes visões de sociedade, para as quais deve-se ter um olhar crítico, para que possa contribuir para uma escolarização socialmente justa e democrática.   

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Biografia do Autor

Marcelo Oda Yamazato, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Engenheiro de Produção formado pela USP de São Carlos/SP. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Brasil. Membro do DEFORGES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar:  Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5807-2064

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP; Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos – Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade; líder do DEFORGES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar:  Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9395-3166

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Yamazato, M. O., & Nascente, R. M. M. . (2020). Concepções, projetos e experiências de educação integral no Brasil . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13541

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