Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos

Autores

  • Lílian de Sousa Sena Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17234

Palavras-chave:

Aprendizagem, Inclusão, Jogos didáticos, Surdos

Resumo

As tecnologias digitais apresentam muitas possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes. Exemplo disso, são os jogos didáticos tecnológicos,  que podem contribuir  para a aprendizagem e a inclusão digital e social. Utilizar estratégias que promovam a inclusão de estudantes surdos é atualmente, uma necessidade latente.  Desse modo, este trabalho tem como objeto de estudo o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no processo de aquisição da Língua Portuguesa, em uma proposta bilíngue com a Língua de Sinais. Este estudo objetiva analisar a contribuição de jogos didáticos tecnológicos no processo de aquisição de Língua Portuguesa, por estudantes do ensino médio, em um contexto de sala de aula composta por surdos e ouvintes, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. É uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo, que investiga também, a representatividade da cultura surda nos jogos didáticos utilizados, além da contribuição dos recursos tecnológicos em contextos educacionais que não dispõem de acesso à internet. Para atingir os objetivos, além de referências bibliográficas foi feita observação das aulas com o uso dos jogos e aplicação de questionário semiaberto para análises. Os resultados demonstram que os jogos digitais promovem engajamento e motivação para a aprendizagem, além de que a ludicidade proporciona a criação de um ambiente mais empático e inclusivo.

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Biografia do Autor

Lílian de Sousa Sena, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-04-03

Como Citar

Sena, L. de S., Serra, I. M. R. de S., & Schlemmer, E. (2022). Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17234. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17234