“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE

Autores/as

  • Ana Catarina Lima de Oliveira Machado
  • Elson Emanuel Melo Sousa
  • Mateus de Carvalho Furtado

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9798

Palabras clave:

Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar

Resumen

A Agenda 21 constitui-se de um plano de ação de
abrangência mundial para transformar o modelo
de desenvolvimento atual − o qual se baseia na
exploração ilimitada de recursos naturais limitados
− em um modelo de desenvolvimento equitativo,
que satisfaça as necessidades das gerações
futuras. Diante disso, o objetivo deste trabalho
foi sensibilizar a comunidade para o processo de
construção de uma Agenda 21 Escolar de acordo
com o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizando
como metodologia inicial a Oficina de Futuro
por meio da elaboração do “Muro das lamentações”
e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foi
desenvolvido durante o mês de março/2017 com
alunos do 1o Ano B do Colégio Estadual Cícero
Bezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/
SE. Os alunos apresentaram como principal lamentação
a limpeza da escola e como sonho essencial
a organização da mesma. Mostrando assim
a efetividade da oficina para o entendimento do
colégio, enfrentamento dos problemas e elaboração
das possíveis soluções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Catarina Lima de Oliveira Machado

Doutora em Agronomia/Fitotecnia.

Elson Emanuel Melo Sousa

Técnico em Agropecuária.

Mateus de Carvalho Furtado

Mestre em Ciência
e Tecnologia de Alimentos

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Machado, A. C. L. de O., Sousa, E. E. M., & Furtado, M. de C. (2018). “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 5(1), 37–44. https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9798

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.