Multiplicadoras para o consumo sustentável:
desafios das servidoras públicas, entre o querer e o dever na prática da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8807Palabras clave:
.Resumen
O artigo apresenta reflexão baseada em referencial bibliográfico
acerca do papel das mulheres servidoras públicas do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe no tocante
ao fomento do consumo sustentável, consonante à prática da
educação ambiental. A perspectiva legal que estende o exercício
profissional integrando-o a vida particular de cada servidor público, bem como os fatos e atos do dia a dia em sua vida privada considerados parte do seu “bom conceito na vida funcional” são exemplos da subordinação extra locus de trabalho. Estas dimensões relacionam a motivação do “querer” e do “dever” que transcendem os papéis sociais atribuídos à mulher e as construções de gênero, e seguem em vias da suposta neutralidade e impessoalidade preconizada nos atos públicos administrativos. Deve-se destacar no entanto que o respeito à diversidade e subjetividade podem colaborar com o fomento a ações de educação ambiental não como uma obrigação, mas advinda de processos de reflexão e sensibilização. É mediante o respeito a esta subjetividade que os processos de empoderamento inserem os sujeitos como importantes agentes dentro e fora da instituição em que trabalham.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).